sexta-feira, 14 de setembro de 2012

William Shakespeare

William Shakespeare




William Shakespeare (Stratford-Avon, 23 de Abril de 1564 - Stratford-Avon, 23 de Abril de 1616), dramaturgo e poeta inglês. É considerado por muitos, o mais importante autor da língua inglesa e um dos mais influentes do mundo ocidental. Os seus textos e temas permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com frequência pelo teatro, televisão, cinema e literatura. 
 
Biografia
Embora a sua data de nascimento seja desconhecida, admite-se a de 23 de Abril de 1564 com base no registo do seu baptizado, a 26 do mesmo mês, devido ao costume, à época, de se baptizarem as crianças três dias após o nascimento.

Terceiro filho de oito, havidos por John Sakespeare, um comerciante de lãs, e Mary Arden, filha de um rico proprietário de terras, foi o filho mais velho, de sexo masculino, do casal.

Desde o início dos seus estudos demonstrou grande interesse pela literatura e pela escrita.

Em 1582, aos 18 anos de idade, casou-se com Anne Hathaway, uma mulher de 26 anos, que se encontrava grávida. O casal teve uma filha, Susanna e, dois anos após, os gémeos Hamnet e Judith.

Por volta de 1588 mudou-se para Londres, onde, em 1592 já fazia sucesso como actor e dramaturgo. Entretanto, as suas poesias, e não as suas peças, é que eram aclamadas pelo público. Isso se deveu ao facto de que, entre 1592 e 1594, por 21 meses, os teatros londrinos foram obrigados a fechar em virtude da peste que então grassava na cidade. Nesse período, foram publicados Vénus e Adónis (1593) e O Rapto de Lucrécia (1594), que juntamente com os seus Sonetos (cerca de cento e cinquenta), tornaram-no famoso por explorar os aspectos do amor.

Começou a escrever a sua primeira peça, a Comédia dos Erros, em 1590, terminando-a quatro anos depois, época em que ingressou na Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, que possuía um excelente teatro em Londres. Desde então escreveu mais de trinta e oito peças, divididas entre comédias, tragédias e peças históricas. Além de fama, esses escritos trouxeram-lhe riqueza, uma vez que era sócio da companhia teatral. Jamais publicou as suas peças, uma vez que, como a dramaturgia, não era bem paga, Shakespeare preferia que as mesmas fossem representadas. Com os recursos percebidos, adquiriu uma casa em Stratford, propriedades e uma casa em Londres.

Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elisabeth I. O teatro deste período, conhecido como teatro elisabetano, foi de grande importância.

No ano de 1610, retornou para Stratford, sua cidade natal, onde escreveu a sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613. O maior dramaturgo de todos os tempos faleceu, em 23 de Abril de 1616, de causa ainda não identificada pelos historiadores.


Principais obras
 
Comédias

-  O Mercador de Veneza
-  Sonho de uma noite de verão
-  A Comédia dos Erros
-  Os dois fidalgos de Verona
-  Muito barulho por coisa nenhuma
-  Noite de reis
-  Medida por medida
-  Conto do Inverno
-  Cimbelino
-  Megera Domada
-  A Tempestade


Tragédias

-  Tito Andrónico
-  Romeu e Julieta
-  Júlio César
-  Macbeth
-  António e Cleópatra
-  Coriolano
-  Timon de Atenas
-  O Rei Lear
-  Otelo
-  Hamlet
 

Dramas Históricos

-  Henrique IV
-  Ricardo III
-  Henrique V
-  Henrique VIII


Visão geral da obra
Como dramaturgo, escreveu não só algumas das mais marcantes tragédias da cultura ocidental, mas também algumas comédias. Escreveu, além disso, 154 sonetos e vários poemas de maior dimensão. A habilidade de Shakespeare em ultrapassar as fronteiras puramente narrativas das suas obras, penetrando de uma forma incisiva nos aspectos mais íntimos da natureza humana, granjeou-lhe uma fama e um prestígio que o tornam um dos mais brilhantes génios universais; a sua obra influenciou artistas de praticamente todas as regiões do planeta, pelo seu carácter intrinsecamente universal: as suas tragédias são facilmente transponíveis para qualquer outra cultura. Pensa-se que terá escrito a maior parte das suas obras de 1585 a 1610, ainda que as datas exactas não sejam conhecidas com precisão.

Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afectivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, são constantes nas obras deste escritor.


Especulações quanto à sua identidade
Alguns pesquisadores e curiosos acreditam que não foi William Shakespeare o autor das obras a ele atribuídas. Tal crença, porém, não faz parte da cultura oficial, sendo por muitas vezes discutidas no contexto de fóruns alternativos sem nenhum apoio científico ou racional.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre



Nenhum comentário:

Postar um comentário