sexta-feira, 14 de setembro de 2012

As Falésias


Falésia é uma forma geográfica litoral, caracterizada por um abrupto encontro da terra com o mar. Forma-se escarpas na vertical que terminam ao nível do mar e encontram - se permanentemente sob a ação erosiva do mar. As ondas desgastam constantemente a costa, o que por vezes pode provocar desmoronamentos ou instabilidade de parede rochosa.

Com as mudanças climáticas, o nível do mar pode descer, deixando entre a falésia e o mar um espaço plano. Passa-se a chamar, então, uma arriba fóssil.
 
Uma escarpa é uma ladeira ou monte muito íngreme. É resultante de um falhamento geológico. A escarpa pode ser dividida em duas maneiras, escarpa de linha de falha ou escarpa de falha.
 
Uma falha geológica, ou simplesmente falha é uma superfície num volume de rocha onde se observa deslocamento relativo dos blocos paralelo à fractura. A extensão da falha varia entre centenas de quilómetros a poucos centímetros. O plano de falha é a superfície da fractura onde se observa deslocamento relativo entre blocos, e as suas dimensões também podem variar de forma ampla.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

                                                                                                                    
                                              Falésia do Cabo Branco ( João Pessoa ) PB
                                                                                                                                             
Faixa de recuo da falésia é de 0,46 a 1,92 metro por ano.



Falésia do Cabo Branco é considerado o ponto mais oriental das Américas

Nenhum comentário:

Postar um comentário