sábado, 15 de setembro de 2012

DEUSA DO AMOR DA BELEZA!



     Deusa - Afrodite

Afrodite é uma das figuras mais importantes da mitologia Grega, conhecida como a deusa do amor e da beleza. Muitos mitos rodam a história de Afrodite, vários cultos costumavam ser realizados na Antiguidade em homenagem a essa divindade.

Também conhecida pelo nome de Vênus, Afrodite tinha forte, ligação com os prazeres sexuais dos seres humanos e foi eleita a protetora das Prostitutas, Acredita-se que a deusa teve casos amorosos com mortais, paralelo ao seu casamento com Hefest, deus do fogo, são filhos de Afrodite. Eros, Hermafrodito, Priapo e Himeneu.

Muitos pedidos são feitos a Afrodite, principalmente aqueles relacionados ao amor, ao desejo sexual e fertilidade. A divindade também exerce forte influência na arte, sendo a musa inspiradora de pintores como Botticelli, o que marcou o período do Renascimento. As festas em culto a deusa eram conhecidas como Afrodisíacas, onde a prática do sexo era forma de expressar a devoção.

Na rebelião dos deuses pelo poder, Cronos (Saturno), destronou o pai Urano (Céu), amputando-lhe os testículos. Lançados ao mar, os órgãos de Urano fecundaram mais uma vez formando uma grande espuma. Dessa espuma, surgiu amparada uma grande concha de madrepérola. Afrodite, a mais bela de todas as deusas.

Afrodite, a deusa do amor, é uma das mais poderosas divindades do olimpo. Deuses e mortais estão a ela submetidos, pois todos são suscetíveis à paixão, e às armadilhas do desejo. Afrodite.    ( Vênus em latim), é a deusa da paixão, que pode amenizar o coração dos homens ou fazê-los enlouquecer. É a sexualidade latente, deusa do sêmen que reproduz a vida, do prazer que envolve o ato, do torpor que une os corpos.

Sendo a deusa mais bela do Olimpo, atraiu para si o desejo e a paixão de todos os deuses, mas foi obrigada por Zeus ( Júpiter), a desposar Hefestos (Vulcano), o deus feio e coxo da forja e do ferro. Inconformada com o casamento, a deusa não deixou de viver a voluptuosidade impetuosa do seu ser. Traiu Hefesto com os mais belos deuses, sendo a sua paixão com Ares (Marte), o deus da guerra, a mais famosa das suas lendas.


Afrodite é voluntariosa, amiga dos amantes, mas inimiga da sensatez. Representa a doçura dos apaixonados, a languidez dos desejos, o idílio da entrega dos corpos. Foi ela quem prometeu o amor da bela Helena ao príncipe Paris, sem se importar com uma sangrenta guerra que devastou Troia para que os amantes vivessem a paixão prometida. O amor passional e a loucura estão muitas vezes unidos no mesmo cântico de louvor à deusa.Podem juntos, destruir ou construir o mundo.

Sendo a mais bela de todas as deusas, Afrodite foi representada em diversas obras de arte grega. Ela era considerada o ideal da beleza feminina na Grécia Antiga. Apoio representava o ideal da beleza masculino . Os artistas esculpiam a deusa com traços humanos perfeitos, distanciando-na cada vez mais de uma representação divina. Em Roma foi assimilada Vênus, mantendo as suas principais características: deusa do amor, do sexo e da paixão, sendo a mais bela de todas as divindades. Afrodite ou Vênus, a deusa teve o mito a inspirar artistas de todas as épocas, que na poesia, na pintura ou na escultura. Ainda hoje. Afrodite desperta o fascínio das pessoas, suas lendas são as mais difundidas da mitologia Greco- Romana, seu mito um dos mais explorados na artes.

Afrodite fecha os arquétipos e representa uma deusa alquímica. Por estar sujeita, a transmutações, tanto  é a inspiradora dos amores carnais (Afrodite Urânia) como Também o é do amor etéreo, superior.
( Afrodite Celeste).
                                                                                    
Eros  


EROS -  PEÇA EXPOSTA NO MUSEU DO LOUVRE

                                                                   Hermafrodito
                                                                         
                                                                           
Priapo
                                                                                 
   
Himeneu.