sábado, 3 de agosto de 2013

Proclamação da República



O professor de História da Universidade de Brasília UNB Antônio Barbosa fala sobre a ideia republicana no século XVIII e sobre a Guerra dos Mascates em Pernambuco. O documentário apresenta imagens de desenhos que retratam a história do Brasil naquela época.




13 de maio de 1888, Abolição da Escravatura

o

O especial conta a história da escravidão no Brasil e o movimento abolicionista que resultou na assinatura da lei Áurea pela Princesa Isabel. O programa é ilustrado com imagens que retratam o Brasil colonial



A Lei do Ventre Livre



Documentário que apresenta a trajetória histórica da lei do ventre livre e sua importância para aquela época. A lei declarava livres os filhos das escravas e foi implantada em 28 de setembro de 1871



Abolição da Escravatura



Especial que aborda fatos históricos da escravidão negra que iniciou em 1532 e se estendeu até 1888. Mas de três séculos e meio de escravatura marcados pela brutalidade em que o negro teve importante papel no desenvolvimento do império.








O Que Ainda Não Sabemos Sobre o Egito [Discovery Civilization]

Doc: As 10 Maiores Descobertas do Egito Antigo (Completo e Dublado) // D...








Doc: Como Eram Mortas as Bruxas e Hereges (Completo e Dublado) // Discov...

A HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL 5/5

A HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL 4/5

A HISTÓRIA DA ESVRAVIDÃO NO BRASIL 3/5

A HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL 2/5

A HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL 1/5

História do Brasil O sonho de Juscelino 10/10

História do Brasil Propaganda e Repressão 9/10

História do Brasil Vida e morte no Paraguai 8/10

História do Brasil O sangrador e o Doutor 7/10

História do Brasil Leituras perigosas 6/10



Meio da noite. O cirurgião Manoel Toledo encontra um homem misterioso em uma taverna e recebe dele um embrulho. Toledo corre pelas ruelas do Rio de Janeiro carregando o embrulho com todo o cuidado. Ele chega em sua casa e sobe para o segundo andar, onde encontra um amigo encadernando livros. Toledo abre o embrulho e revela uma edição das Fábulas de La Fontaine. Esse é um dos muitos livros cuja circulação é proibida pela Metrópole. Toledo, que participa de uma Sociedade Literária, entende que os livros devem circular livremente. Essa é sua luta. O livro de La Fontaine que acabou de comprar será encadernado no meio de textos liberados. O objetivo de Toledo é esconder a obra proibida das vistas das autoridades e assim levá-la ao maior número possível de leitores. Eles já estão trabalhando há algumas horas quando ouvem batidas na porta. Toledo diz para o companheiro fazer silêncio e desce correndo. Quando abre a porta, se depara com três soldados carregando um homem ferido e inconsciente. O comandante da tropa é um velho conhecido de Toledo e pede ajuda ao cirurgião para tratar do homem. Toledo engole em seco quando percebe que o homem é o mesmo de quem comprou o livro. O comandante da tropa explica que tinham recebido uma denúncia de que um contrabandista de livros agiria naquela noite e, de fato, eles o encontraram. Mas o homem tentou fugir pulando um muro e acabou caindo de cabeça. Agora o comandante precisa que Toledo reanime o contrabandista para que os soldados possam arrancar de os nomes de seus clientes. Hesitante, o cirurgião se vê diante de um dilema: se salvar a vida do contrabandista de livros e ele recobrar a lucidez, Toledo pode ser desmascarado pelas autoridades.


História do Brasil ouro e cobiça 5/10

Entradas e Bandeiras - Histórias do Brasil (4/10)



O mameluco Jerônimo domina os segredos da mata. Como guia de uma expedição bandeirante, é ele quem aponta o caminho, decifra os rastros dos animais, encontra comida e água. Jerônimo terá que usar todo o seu conhecimento para salvar a vida do jovem Pedro, seu patrão e meio-irmão.


Guerra pelo açúcar - Histórias do Brasil (3/10)





Este vídeo destaca a luta entre Portugal e Holanda durante as invasões ao nordeste.são apresentadas importantes discussões sobre a administração de Nassau e a estrutura de funcionamento de lavoura açucareira.

Colonização - Histórias do Brasil (2/10)




O português Fernão Barreto é um senhor de Engenho no Rio de Janeiro em 1580. Para a produção de Açúcar conta com 50 peças de escravos, todos "negros da terra"m ou seja, índios. Uma nova safra de cana-de-açúcar está pronta para ser moldar e como é de costume. Barreto espera a chegada do padre que irá benzer o moinho para da inicio ao trabalho.

O atraso do religioso deixa Barreto apreensivo, pois as tribos do entorno têm promovido constantes ataques ao engenho e o clima na região é tenso. Enquanto aguarda Barreto conversa com Lopes Magalhães, um mercador de escravos português ( da ilha da Madeira) que veio oferecer algumas peças de negros da Angola. Magalhães tenta convencer  Barreto de que os africanos são melhores escravos do que os índios.

Antes do Brasil, Cabo Frio, 1530 - Histórias do Brasil (1/10)




O primeiro episódio Antes do Brasil -  Cabo Frio, 1530, mostra a necessidade e a fragilidade das relações humanas na nova terra acreditando tratar-se de um francês um grupo de índios Tupinambás captura o alemão Franz Hassen. E como os franceses são considerados inimigos da tribo Tupinambá o alemão poder ser devorado pelos índios. A única saída para Franz é convencer Pero Dias um Português ganancioso que vive entre os índios a desfazer a confusão. A disputa por riquezas naturais e pela honra permeia a história de um povo feito de pessoas muito diferentes e isso é visível neste primeiro capitulo da série História do Brasil.

Pedro Álvares Cabral - Série "Construtores do Brasil" - TV Câmara




Descobridor do Brasil

Nasceu na cidade de Belmonte Portugal, em 1467 ( ou 68), e morreu em Santarém (Portugal), em 15200 ou (26),. Ao zarpar do Rio Tejo, em 8 de março de 1500 com a maior armada até então organizada em Lisboa o Almirante tinha a missão oficial e pública de ir a índia. Mas seu grande feito foi tornar posse da que seria a maior obra do ciclo dos Descobrimentos Portugueses.