domingo, 16 de setembro de 2012

Grécia - (Artes)

GRÉCIA - " O homem é a medida de todas as coisa" Protágoras.

Também chamada de Idade de Ouro, ou época de Péricles, pois defendeu a democracia e o livre pensar. A Grécia valorizava a dignidade e o valor do homem.


                       



Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal. Eles têm como características: o relacionalismo; amor pela beleza; interesse pelo homem, essa pequena criatura que é "a medida de todas as coisas"; e a democracia.


ARTE GREGA

A figura humana foi o principal motivo na arte grega, afinal eles valorizavam o homem, então a arte estava de acordo com o pensamento da época, como sempre. Enquanto a filosofia destacava o harmonia, ordem e clareza de pensamento, a arte e a arquitetura buscavam o equilíbrio e moderação. Filosofia humanista. Contribuições: DEMOCRACIA, INDIVIDUALISMO e RAZÃO.

Estilos:


  • Arte geométrica - vasos com faixas geométricas e frisos de animais e humanos simplificados.





  • Arte arcaica - kouros em pedra e pintura de vasos. kouros - estátuas em posição frontal, pé esquerdo avançado, punhos fechados e "sorriso arcaico".


  • Arte clássica - auge da arte e arquitetura. Figuras idealizadas com harmonia.


Vitória de Samotrácia


  • Helênica / Helenística - derivado do grego, difundiu-se em outras regiões, como a Ásia Menor. Um estilo mais melodramático.



PINTURAS - bons conhecedores da pintura, porém não veio até nós; não temos conhecimento de nenhum até hoje.  Eram tão vividas que afirmou-se certa vez que um passarinho veio bicar uma cesta de frutas pintada numa parede, de tão realista que era a pintura.

PITURA EM CERÂMICA - contava a história dos deuses e heróis da mitologia grega ou narrava eventos como festas e guerras.

Além de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos.

Evolução dos estilos:

  • Geométrico - figuras e ornamentos tinham formas basicamente geométricas.


Detalhe de um vaso grego de estilo geométrico, mostrando as frisas características da arte grega.

  • Figura negra (Período Arcaico) - estilo com fundo avermelhado. Os artistas riscavam os detalhes do desenho com agulha. Depois, inverteu-se o esquema de cores.



  • Figura vermelha - o vermelho natural da argila delineava os desenhos. Detalhes pintados em preto. As figuras pela primeira vez são mais realistas.



Escultura - Introduziram o nu na arte. Na escultura, o antropomorfismo - esculturas de formas humanas - foi insuperável. As estátuas adquiriram, além do equilíbrio e perfeição das formas, o movimento. As proporções ideais das estátuas representavam a perfeição do corpo ( desempenho atlético) e mente ( debate intelectual).


Buscavam uma síntese dos 2 pólos do comportamento humano paixão e razão. O mármore branco era embelezado com pintura encáustica - pintura de pigmento em pó e cera quente.

No período Clássico passou-se a procurar movimento nas estátuas, para isto, se começou a usar o bronze que era mais resistente do que o mármore, podendo fixar o movimento sem se quebrar. Surge o nu feminino, pois no período arcaico, as figuras de  mulher eram esculpidas sempre vestidas, por pudor.
É o sexo masculino era considerado perfeito...


                                                                  Vênus de Milo
Contraposto - princípio do apoio do peso. Foi uma inovação, pois o peso do corpo se apóia em uma das pernas e o corpo segue esse alinhamento, dando uma pequena ilusão de movimento e equilíbrio - eixo central do corpo.

Influenciou na Renascença, quando muitas obras clássicas foram redescobertas. A escultura Davi, de Michelangelo, expressa bem a influência clássica, tanto no uso do contraposto, quanto da expressão e equilíbrio. Isso que era a cerca de 1500 d.C...




E aqui abaixo, um artista que inspirou em Davi, de Michelangelo - Rodin:



Idade do Bronze, de Rodin, pelo título que ele deu à estátua podemos ver a ligação direta que ele quis fazer com a Grécia ( vulgar idade do ouro ). A posição da estátua, admirando seus músculos, talvez fosse uma sátira à idealização do masculino e do ideal do belo grego de beleza.

Arquitetura - Tratavam como grandes esculturas - com as normas de simetria e proporções ideais. No ritos públicos em frente aos templos, esculturas de deidades contavam as histórias. Cariátides - munheres esculpidas que serviam como colunas Atlantes: homens.






Tipos de colunas: dórica, jônica e coríntia.

- Ordem Dórica  - era simples e maciça. O fuste da coluna era monolítico e grosso. O capitel era uma almofada de pedra. Nascida do sentir do ovo grego, nela se expressa o pensamento. Sendo a mais antiga das ordens arquitetônicas gregas  a ordem dórica, por sua simplicidade e severidade, empresta uma ideia de solidez e imponência. Vemos a influência até hoje, como essa coluna em Washington:




_ Ordem Jônica- representava a graça e o feminino. A coluna apresentava fuste mais delgado e não se firmava a diretamente sobre o estilóbata, mas sobre uma base decorada. O capitel era formado poe duas esperais unidas por duas curvas, A ordem dórica traduz a forma do homem e a ordem Jônica traduz a forma da mulher.

                                                                       

- Ordem coríntia - o capitel era formado com folhas de acanto e quadro espirais simétricas, muito usado no lugar do capitel jônico, de um modo a variar e enriquecer aquela ordem, sugere luxo e ostentação;                                       
                                                              
                                                              
                             Em Washington, novamente:

      

Os principais monumentos da arquitetura grega:

a - Templos, dos quais o mais importante é o Pártenon de Atenas. Na Acrópole, também, se encontram as Cariátides homenageavam as mulheres de Cária.



b - Teatros, que eram construídos em lugares abertos ( encosta ) e que compunham de três partes: a skene ou cena, para os espectadores, um exemplo típico é o teatro de Epidauro, construídos, no séc IV a. C., ao livre, composto por 55 degraus divididos em duas ordens e calculados de acordo com uma inclinação perfeita. Chegava a acomodar cerca de 14.000 espectadores e tornou-se famoso por sua acústica perfeita.

                                                                  
Teatro de Epidauro


c- Ginásios, edifícios destinados à culturas física.
d - Praça - Ágora onde os gregos se reuniam para discutir os mais variados assuntos entre eles. filosofia.
As olimpíadas: Realizavam-se em olímpia, cada 4 anos, em honra a Zeus, os primeiros jogos começaram em 776 a. C. As festas olímpicas serviam de base para marcar o tempo.
Teatro: Foi criada a comédia e a tragédia.