sábado, 30 de junho de 2012

História de João Pessoa

                                                  VÍDEO 01 João Pessoa duas cidades               

                                                           História de João Pessoa vídeo 02

                                               vídeo 02 fotos ineditas de João Pessoa

                                                                        Paisagens de João Pessoa

                                                    No reinado do Sol e história da Paraíba

                                                                     Hino do estado da Paraíba
                                                                                

                                                                  Paraíba meu sublime torrão


                                                                        Paraíba joia rara
                                                                                   
                                                          Algumas imagens de João Pessoa

No início do século XVI os franceses ocupam a região nordestina e conquistam a confiança dos índios potiguares. Essa aproximação dificulta a colonização portuguesa. Em 1585 o português João Tavares constrói, na foz do rio Paraíba, o Forte de São Felipe, para defender a área dos ataques dos franceses. Nasce, então, ali, a cidade de Filipéia.

 A paz com os indígenas, porém, só se consolida em 1599, após a destruição de aldeias inteiras e de uma epidemia de varíola que exterminou dois terços da população nativa.

Em 1634, a região foi invadida pelos holandeses, quando a cidade recebeu novo nome: Friederstadt. Assim permaneceu durante 20 anos.

 Em 1654, os invasores foram expulsos por André Vidal de Negreiros e Fernandes Vieira tomou posse do cargo de governador da cidade, que passou a chamar-se Parahyba.

 Em 1684 tornou-se a capital da província, perdendo essa posição quando a Parahyba foi incorporada a Pernambuco, em 1753.

Os paraibanos participaram ativamente da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador, em 1824.

 Em 1930 o governador João Pessoa de Albuquerque é indicado como candidato a vice-presidente da República na chapa de Getúlio Vargas, pela Aliança Liberal. Seu assassinato, em julho daquele ano foi um dos pretextos para a Revolução de 1930.

 Em meio à comoção que atingiu os paraibanos com o assassinato de seu governador, no Recife, a cidade ganhou seu nome definitivo, JOÃO PESSOA, através de Lei Estadual.

Relato de Frei Vicente do Salvador sobre a conquista da Paraíba:

"... Havia no continente um fortim, ou cerca com artilharia, que a da esquadra dominou em pouco tempo. Durou o combate um dia só.

 Fugiram os franceses em três lanchas, e Valdés, para não renovar o erro de Frutuoso Barbosa, fez construir na boca do rio um arraial, cujo comando entregou ao Capitão de infantaria Francisco de Castejon, guarnecendo-o com 110 arcabuzeiros espanhóis e cinquenta portugueses.

 Restava nomear o Governador da povoação que ia ser fundada. Como os portugueses eram na maioria vianenses, indicaram Frutuoso Barbosa, natural de Viana, a mais disto com direito ao lugar, pelas cartas de concessão que não tinham caducado.

 Valdés denominou-o de S.Filipe e Santiago, pois no dia destes santos zarpou para a Espanha. Barbosa chamou-lhe, por lisonja ao rei, Filipéia.

 ... Em janeiro de 1585, acharam-se Barbosa e Castejon rodeados por três cercas de troncos de palmeiras, que os selvagens, protegidos por eles, iam rolando em direção ao forte.

 Livravam-se assim das balas e estreitavam o sítio, na esperança de, um belo dia, ganharem de surpresa a posição... Outras novidades vinham dos arraiais inimigos: Acabava de reforçá-los o terrível Braço de Peixe, com os índios que retiravam do S. Francisco.


O Ouvidor Martim Leitão acudiu de Pernambuco com outro grupo expedicionário que se arrojou sobre o terreno da luta, rechaçando, em dois encontros, os índios. 

Resultou disso a separação de Braço de Peixe, a quem os portugueses lançaram em rosto a cobardia, por ter se deixado vencer.


O sucesso era aparentemente completo, mas cedo se frustou, porém com a retirada do pequeno exército.. Os do forte ainda uma vez se sentiram abandonados. E, antes que os caboclos voltassem, lançaram fogo à povoação, atiraram ao mar a artilharia e se refugiaram em Itamaracá. A Paraíba tornava aos potiguares.


Dois índios do rancoroso chefe Braço de Peixe foram a Olinda solicitar a paz ao Ouvidor, que despachou o escrivão da Câmara, João Tavares, numa caravela, a celebrar pazes e tratar a ação contra o inimigo comum.

 Sem maior aparato e com poucos soldados, Tavares fez melhor que os anteriores capitães. Chegando à Paraíba em 3 de agosto de 1585, firmou a concórdia com Braço de Peixe no dia 5."

Referencias;

 Acervo publico da prefeitura municipal  

http://www.achetudoeregiao.com.br/pb/joao_pessoa/historia.htm   

FOTOS INEDITAS DE JOÃO PESSOA 
CLICKE NO LICK

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=507393 









Historia de Santa Rita PB








A colonização de Santa Rita teve origem logo após a fundação de João Pessoa em 1585, pelos portugueses de Martim Leitão.  Na ocasião eram freqüentes os combates entre portugueses, potiguares e tabajaras, estes auxiliados pelos franceses.



Foi construído no local conhecido como Tibiri, o forte de São Sebastião (1771) e próximo a ele foi edificada a capela que juntamente com o primeiro engenho de açúcar de tornaram o marco para a formação do povoado de Santa Rita.



Existe outra versão sobre suas verdadeiras origens: o povoado teve início em um "pouso" de viajantes que ali pernoitavam. Eram nativos, colonos, exploradores, comerciantes, criadores e até tropas militares.

A pousada neste local era uma necessidade pois para alcançar a capital da Província se fazia um grande rodeio, contornando um vasto alagadiço existente entre Santa Rita e Tibiri.

Segundo esta versão, surgiram ali as primeiras casas e em pouco tempo formou-se o povoado. Sua Emancipação Política se deu em 9 de março de 1890.

Sua Padroeira é Santa Rita de Cássia. Localiza-se na Mesorregião da Mata Paraibana e na Microrregião de João Pessoa. Limita-se com os municípios de Cabedelo (23km), Lucena (27km), Rio Tinto (36km), Capim (28km), Sapé (27km), Cruz do Espírito Santo (12km), Conde (18km), Pedras de Fogo (34km), Alhandra (45km), Bayeux (7km) e João Pessoa (11km).

A temperatura média anual desse município oscila em torno de 26,5°C. Sua vegetação é a Vegetação Pioneira, Campos e Mata de Restingas, Manguezais e Mata Úmida.

É o terceiro município do Estado em população e em número de eleitores, o segundo em extensão territorial e o maior produtor de abacaxi da Paraíba. Santa Rita é também conhecida como a cidade dos canaviais, pela grande produção de cana-de-açúcar.