sexta-feira, 9 de setembro de 2016

AULA DE CAMPO DO ENSINO DE HISTÓRIA
Fotos com meus alunos do 9º e 8º ano da escola MHS no pátio da Igreja da Sé em Olinda no dia 03/12/2014 ( aula de campo )
aula ministrada sob a orientação do professor:
Ellington Alexandre

O ensino de História deve desenvolver nos educandos uma formação consciente das relações sociais econômicas e culturais devendo assumir,   abordagens criticas que proporcione aos nossos discentes e docentes compreender de uma forma clara, constitutivas  um determinado local a ser visitado.


A aula de campo apresenta-se como uma possibilidade para alcançar os objetivos propostos pelas Diretrizes curriculares do ensino de história, sendo relevantes  o tema sugerido  pelos professor e alunos o local a ser visitado e tipos das  atividade as serem trabalhadas na devida aula. São objetivos na hora da interatividade fomentar o debate sobre a aula de campo com os recursos a serem utilizados como fotos fichas entrevistas comentários do professor ou guia. Além do conteúdo trabalhado em sala de aula.pelo professor.

O aluno deve entregar ao professor um relatório com anexos das fotos obedecendo passo a passo toda a programação de visitas além do comentário oral do seu professor ou guia ( texto ) com laudas informada pelo professor.
 


 Observação : O PROFESSOR deve fazer uma aula anterior  de reconhecimento dos locais a serem visitados, mostrando os pontos principais para que os alunos tenham uma noção do ambiente.que irão visitar,


Sinopse:

 Foi Pedro Álvares Cabral quem, de fato, descobriu o Brasil, ou os fenícios teriam estado por aqui antes dele? Cabral teria chegado ao Brasil por acaso, ou já conhecia descrições da costa brasileira? Quem primeiro oficiou funções religiosas aos nossos índios: Henrique de Coimbra ou sacerdotes da Mesopotâmia? Quais os primeiros mineradores a explorar ouro e pedras preciosas no Brasil: portugueses ou engenheiros egípcios? Ficaria a lendária Ilha das Sete Cidades, uma espécie de novo Éden que os romanos tanto buscavam, nos Açores, nas Antilhas ou nas costas do Piauí? Perguntas como essas são abordadas em Antiga História do Brasil — de 1100 a.C a 1500 d.C, obra de excepcional valor como fonte de estudos sobre a descoberta e colonização do Brasil por povos antigos, considerada um verdadeiro desafio lançado aos pesquisadores pelo historiador austríaco Ludwig Schwennhagen, cujas teses têm despertado o apoio de órgãos do governo, e o interesse de leitores comuns que a vêem como uma instigante literatura que poderá reformular a História do Brasil.
Com base em manuscritos, documentos e análises de inscrições petroglíficas encontrados no norte e nordeste brasileiros, ao pesquisar durante anos a origem da língua tupi, Ludwig se diz convicto de que os fenícios chegaram aqui primeiro e habitaram o Piauí, há 3 mil anos atrás, dando início a época civilizatória brasileira. Ao tomar este livro às mãos, certamente o leitor se fará muitas perguntas, pois a História está registrada nos compêndios, mas o tempo tem demonstrado que suas verdades podem um dia ser totalmente reformuladas.