quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Período Colonial O Açúcar ( estou postando )


O período colonial brasileiro é o mais extenso. São 322 anos, desde o desembarque da turma de Cabral, em 22 de abril de 1500, naquele pedaço ao sul da costa da futura cidade de Porto Seguro (fundada em 1534), até a " Independência ou morte" de D, Pedro I, às margens plácidas do Ipiranga". em São Paulo, em 7 de setembro de 1822.

vídeo editado a partir da série " 500 anos o Brasil". TV Escola.

Economia e sociedade canavieira

Durante toda a fase colonial brasileira, houve sempre um produto em torno do qual se organizava a maior parte da economia. A importância de determinado produto crescia até alcançar o apogeu e depois estrava em decadência.
Embora sua produção continuasse, surgia outro produto que entrava rapidamente em ascensão, substituindo em importância o anterior. Esse mecanismo repetitivo levou muitos historiadores a usarem a denominação ciclo econômico para o estudo do período colonial, identificando o ciclo do pau- brasil (século XVI), o da cana-de-açúcar (século XVI e XVII) e mais tarde o da mineração ( século XVIII).




Contudo, é importante observar os limites do nome "ciclo". Ele pressupõe que após o apogeu de uma determinada atividade econômica, ocorrem sempre, o seu desaparecimento, e não foi isso que aconteceu com a economia da cana-de-açúcar, por exemplo, a qual continuou existindo durante toda a época da mineração no século XVIII. Ciclo do pau-brasil predominou em todo o período pré-colonial. Como sua exploração não fixava o homem à terra, levando apenas à instalação de algumas feitorias, não possibilitava a definitiva ocupação da colônia. Assim, ao decidir integrar efetivamente a colônia à metrópole, optou-se pelo plantio de cana - de - açúcar que atingia dois objetivos: atendia ás necessidades de colonização e possibilitava grandes lucros a Portugal.

( O latifúndio açucareiro, também conhecido por engenho, dividia-se em plantações, casa-grande, capela, senzala e a fábrica de açúcar,)   

Quanto à mão- de- obra necessária para o empreendimento, contava-se com os indígenas e principalmente com os negros africanos que Portugal há muito escravizava. A instalação da empresa açucareira no Brasil exigia a aplicação de imensos capitais para a compra de escravos, o plantio da cana-de-açúcar e a instalação dos engenhos, onde se moía a cana e se fabricava o açúcar. Além disso, o transporte e a distribuição do produto para a Europa, a parte mais lucrativa do empreendimento, era uma tarefa gigantesca, para a qual Portugal não tinha recursos suficientes.
Os portugueses associaram-se, então, aos holandeses que, em troca do financiamento para a instalação da empresa açucareira na colônia, ficaram com o direito de comercialização do produto final, o açúcar, na Europa. Dessa forma, foi a Holanda que financiou a instalação dos engenhos no Brasil. Na colônia, organizou-se a produção açucareira, sujeitas às exigências metropolitanas de produção de riquezas, num processo de dependência denominado pacto colonial.

                                 Vídeo aula 1 & 2 Brasil colônia                                                                                        


   
   

 
( A moeda era o primeiro local onde a cana-de-açúcar se transformaria em açúcar.)

( da esquerda: colônia de povoamento, da direita: colônia de exploração)


( da esquerda: colônia de povoamento, da direita: colônia de exploração )

Especialmente no norte ( região conhecida como Nova Inglaterra) e no centro da costa atlântica da América do Norte, desenvolveu-se uma economia dinâmica, com produção para o mercado interno, logo desdobrando-se em actividades comerciais e manufatureiras, produzindo as origens da riqueza dos Estados Unidos. Veja o quadro abaixo: