sábado, 30 de junho de 2012

Historia de Santa Rita PB








A colonização de Santa Rita teve origem logo após a fundação de João Pessoa em 1585, pelos portugueses de Martim Leitão.  Na ocasião eram freqüentes os combates entre portugueses, potiguares e tabajaras, estes auxiliados pelos franceses.



Foi construído no local conhecido como Tibiri, o forte de São Sebastião (1771) e próximo a ele foi edificada a capela que juntamente com o primeiro engenho de açúcar de tornaram o marco para a formação do povoado de Santa Rita.



Existe outra versão sobre suas verdadeiras origens: o povoado teve início em um "pouso" de viajantes que ali pernoitavam. Eram nativos, colonos, exploradores, comerciantes, criadores e até tropas militares.

A pousada neste local era uma necessidade pois para alcançar a capital da Província se fazia um grande rodeio, contornando um vasto alagadiço existente entre Santa Rita e Tibiri.

Segundo esta versão, surgiram ali as primeiras casas e em pouco tempo formou-se o povoado. Sua Emancipação Política se deu em 9 de março de 1890.

Sua Padroeira é Santa Rita de Cássia. Localiza-se na Mesorregião da Mata Paraibana e na Microrregião de João Pessoa. Limita-se com os municípios de Cabedelo (23km), Lucena (27km), Rio Tinto (36km), Capim (28km), Sapé (27km), Cruz do Espírito Santo (12km), Conde (18km), Pedras de Fogo (34km), Alhandra (45km), Bayeux (7km) e João Pessoa (11km).

A temperatura média anual desse município oscila em torno de 26,5°C. Sua vegetação é a Vegetação Pioneira, Campos e Mata de Restingas, Manguezais e Mata Úmida.

É o terceiro município do Estado em população e em número de eleitores, o segundo em extensão territorial e o maior produtor de abacaxi da Paraíba. Santa Rita é também conhecida como a cidade dos canaviais, pela grande produção de cana-de-açúcar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário