sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Meteorito

Meteoritos


Meteorito

Meteorito


Um meteorito é a denominação dada quando um meteoróide, formado por fragmentos de asteróides ou cometas ou ainda restos de planetas desintegrados, que podem variar de tamanho desde simples poeira a corpos celestes com quilómetros de diâmetro alcançam a superfície da Terra, pode ser um aerólito(rochoso) ou siderito (metálico). Tais eventos acontecem aproximadamente 150 vezes por ano sobre toda a superfície terrestre.
Meteoróides  são fragmentos de material que vagueiam pelo espaço e que "possuem dimensões significativamente mais pequenas que um asteróide e significativamente maiores que um átomo ou molécula". Podem ter origem na ejecção a partir de cometas que se encontram em aproximação ao sol, ou na colisão entre dois asteróides, ou mesmo ser um fragmento de sobra da criação do sistema solar. Ao entrar em contacto com a atmosferade um planeta, um meteoróide dá origem a um meteoro (o fenómeno luminoso observado quando da passagem de ummeteoróide pela atmosfera terrestre). Os meteoróides derivam de corpos como os asteróides e os cometas.

 
Composição de um meteorito

Ao contrário dos meteoros (popularmente chamados de estrelas cadentes), os meteoritos que atingem a superfície da Terra não são consumidos completamente pelo fogo decorrente do atrito da atmosfera. Os mais comuns não contêm misturas de elementos, sendo compostos por condritos, podendo também conter partículas de ferro. Os condritos carbonosos podem conter moléculascomplexas de hidrocarbonetos. Os meteoróides são corpos no espaço que ainda não atingiram a atmosfera terrestre.

Os meteoritos metálicos são constituídos por ferro (aproximadamente 85%) e níquel (aproximadamente 14%), podendo conter outros elementos em menor proporção. São também designados de sideritos.

 
Meteoritos Encontrados

O maior conhecido é o Hoba West, foi encontrado próximo de Grootfontein, Namíbia, tem 2,7 m de comprimento por 2,4 m de largura e peso estimado de 59 toneladas.

O maior em exibição num museu é o Cabo York que pesa aproximadamente 30 toneladas, foi encontrado perto de Cabo York, Gronelândia, em 1897 pela expedição do Comte. Robert Peary e está no Museu Americano de História Natural, Nova Iorque, Estados Unidos.

No Brasil o maior meteorito encontrado é o chamado Pedra de Bedengó, que caiu no sertão da Bahia em 1784 e está exposto no Museu Nacional, no Rio de Janeiro desde 1888.

Fonte: Wikipédia. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário