sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Eclipse lunar

Esquema de eclipse da Lua

Esquema de eclipse da Lua

Eclipse total da Lua em 03-Março-2007

Eclipse total da Lua em 03-Março-2007

eclipse total da Lua, fenómeno que decorreu desde as 21:30 deste sábado, 3 de Março, e terminou às 01:20 de domingo, foi observado em algumas zonas do país, pois a existência de  nebulosidade  prejudicou  a observação em várias localidades, especialmente no Norte.

Próximo Eclipse total da Lua na Europa, África, Américas e Pacífico:
21 de Fevereiro de 2008.


Um eclipse é um fenómeno que ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Se esse fenómeno ocorre durante a fase da Lua cheia, quando a Lua passa pela sombra da Terra, ele é denominado eclipse da Lua, ou eclipse lunar. O tipo e a duração do eclipse lunar depende da localização da Lua em relação à sua órbita.

 
Tipos de eclipses lunares
 
Um eclipse de penumbra ocorre quando a Lua apenas passaatravés da penumbra da Terra, a porção externa da sombra terrestre. A penumbra não provoca um escurecimento perceptível da superfície da Lua.

Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua atravessa completamente o interior da sombra da Terra, a parte interna da sombra. A velocidade da Lua através da sombra é cerca de um quilómetro por segundo, e um eclipse total pode durar até 102 minutos (1h e 42min). O período decorrido a partir do momento em que a Lua tem o primeiro contacto com a sombra da Terra até o momento em que a abandona totalmente, por outro lado, pode durar várias horas. Se apenas parte da Lua entra na sombra, o eclipse é chamado de eclipse parcial.
 

Num eclipse lunar total a Lua não fica completamente invisível ao ser escurecida pela sombra terrestre devido à refracção da luz solar produzida pela luz da atmosfera do planeta. A intensidade da luz refractada depende da quantidade de nuvens ou poeira existentes na atmosfera, bloqueando a passagem da luz. Isso causa na Lua uma coloração com tons avermelhados, cuja intensidade varia de um eclipse para outro. A escala seguinte foi criada por Andrè Danjon com o intuito de medir o nível de obscurecimento de um eclipse lunar.
0. Eclipse muito escuro; Lua quase invisível, especialmente em meia tonalidade
1. Eclipse escuro; cinza ou com coloração marrom; detalhes distinguíveis apenas com dificuldade
2. Eclipse vermelho intenso ou com coloração ferrugem, com a parte central da zona obscura  muito escura e com a borda externa da zona obscura  relativamente brilhante
3. Eclipse vermelho-tijolo, geralmente com uma borda da zona obscura  brilhante ou amarela
4. Eclipse vermelho-cobre muito brilhante ou laranja, com uma borda obscura azulada e muito brilhante

Devido à inclinação de cerca de 5° da órbita da Lua em relação à órbita da Terra ao redor do Sol, os eclipses lunares não ocorrem em todas as luas cheias. Para um eclipse ocorrer, a Lua deve estar perto de seu nodo orbital - a intersecção dos planos orbitais. Passar pela sombra ou muito próximo do nodo resulta num eclipse total ou parcial.

Todo os anos acontecem pelo menos dois eclipses lunares. Se você conhece a data de um eclipse, pode prever a data da ocorrência de outros eclipses usando os ciclos de eclipses. Diferente dos eclipses solares, que só podem ser observados de uma área relativamente pequena na superfície terrestre, um eclipse lunar pode ser visto de qualquer lugar onde seja noite no momento em que ele acontece. Se você estivesse no lado da Lua voltado para a Terra durante um eclipse lunar, você veria um eclipse solar, com a Terra passando em frente ao Sol.

O eclipse lunar total mais longo entre 1000 a.C. e 300 d.C. ocorreu em 31 de Maio de 318. A sua fase total teve uma duração de 1h47m14s.

 
História
 
Os astrónomos da Grécia Antiga notaram que durante o eclipse lunar, a borda da sombra era sempre circular. Eles então concluíram que a Terra poderia ser esférica.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário