INDICAÇÕES DE LIVROS ( PEDAGOGIA )
Pedagogia e Ensino de História da Educação (Português)
por
Jose Roberto Gomes Rodrigues
(Autor)
O livro nos ajuda a dimensionar a trajetória de um tema de pesquisa em
uma área em franca expansão e afirmação acadêmica. Ao fazê-lo,
contribuir para o entendimento das dinâmicas das disciplinas escolares
no ensino superior e para a compreensão do lugar do ensino no interior
das instituições universitárias, que cultivam como critérios de
consagração acadêmica, a produção científica divulgada para entre os
pares.
A Pedagogia no Brasil. História e Teoria
por
Dermerval Saviani
(Autor)
Que outra forma poderíamos encontrar de "produzir, em cada indivíduo
singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo
conjunto dos homens" senão fazendo-os mergulhar na própria história e,
aplicando o critério do "clássico", permitir-lhes vivenciar os momentos
mais significativos dessa verdadeira aventura temporal humana?
Recuperando a história da pedagogia no Brasil e esclarecendo sua trajetória teórica, este livro apresenta elementos significativos para superar os dilemas pedagógicos e organizar, de forma eficaz, os cursos de formação de educadores. Por esse caminho, o autor oferece aos pais, professores, alunos, políticos (do governo e da oposição), em suma, a todos os cidadãos deste país, uma obra útil à compreensão do problema educativo, sem dúvida um assunto que interessa a todos nós como seres humanos que desejamos formar da melhor forma possível as novas gerações.
Recuperando a história da pedagogia no Brasil e esclarecendo sua trajetória teórica, este livro apresenta elementos significativos para superar os dilemas pedagógicos e organizar, de forma eficaz, os cursos de formação de educadores. Por esse caminho, o autor oferece aos pais, professores, alunos, políticos (do governo e da oposição), em suma, a todos os cidadãos deste país, uma obra útil à compreensão do problema educativo, sem dúvida um assunto que interessa a todos nós como seres humanos que desejamos formar da melhor forma possível as novas gerações.
Pedagogia Histórico-Crítica e Luta de Classes na Educação Escolar
por
Dermeval Saviani
(Autor),
Newton Duarte
(Autor)
Não há prática humana mais criativa do que a revolução, mas ela não se
concretiza sem o domínio consciente das condições e contraições da
realizada de ainda existente. Isso exige a apropriação coletiva de
ferramentas intelectuais altamente desenvolvidas e a formação de novas
atitudes sociais. Nesse sentido, a pedagogia histórico-crítica defende
que a participação do trabalho educativo escolar no processo de
superação da sociedade burguesa se dá por meio da luta permanente pela
efetivação das máximas possibilidades de socialização dos conteúdos
científicos, artísticos e filosóficos. Este livro reafirma esse
compromisso histórico, perfilhando a exortação gramsciana.
Escola e Democracia
por
Dermeval Saviani
(Autor)
"É possível dizer que esta obra é uma contribuição significativa ao
pensamento pedagógico latino-americano, que expressa as transformações
que sofreu nosso continente nas últimas décadas... Escola e democracia
constitui para nós uma valiosa fonte de reflexão. É um desafio.
Incita-nos a valorizar e repensar criticamente nosso processo histórico.
Estamos seguros de que a divulgação e discussão deste livro nos ajudará
a elaborar nosso próprio caminho educativo." - Ema Julia Massera,
Trecho do prefácio à edição uruguaia
Pedagogia Histórico-Crítica
por
Dermeval Saviani
(Autor)
Este livro constitui uma primeira aproximação ao significado da
pedagogia histórico-crítica. Isto porque está em curso o processo de
elaboração desta corrente pedagógica, através da contribuição de
diferentes estudiosos. De minha parte, venho dedicando-me a uma pesquisa
de longo alcance que se desenvolve com ritmo variável e sem prazo para
sua conclusão, por meio da qual se pretende rastrear o percurso da
educação desde duas origens remotas, tendo como guia o conceito de ´modo
de produção´. T rata-se de explicitar como as mudanças das formas de
produção da existência humana foram gerando historicamente novas formas
de educação, as quais, por sua vez, exerceram influxo sobre o processo
de transformação do modo de produção correspondente. ( ...) Pretende-se,
assim, revelar as bases sobre as quais se assenta a pedagogia
histórico-crítica para viabilizar a configuração consistente do sistema
educacional em seu conjunto do ponto de vista dessa concepção
educacional."
Nenhum comentário:
Postar um comentário