quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Praia da Redinha

 

A Praia da Redinha Velha, é uma das praias urbanas de Natal que até 2004 não tinha nenhuma urbanização. Ela fica localizada na Zona Norte da cidade e é a única por aqui, sendo possível a circulação de moradores e turistas. Até a construção da Ponte Newton Navarro, a Praia da Redinha não era popular e nem um pouco atrativa.
Hoje é possível ver o confronto com o novo e o velho por aqui, o que dá um toque mais ainda especial ao local.
Localizada entre a Praia de Santa Rita, no município de Extremoz, e a Praia do Forte, a Praia da Redinha tem seus encantos e belezas naturais. 
 
 



Estrutura da Praia da Redinha

 

Por ser uma antiga vila de pescados, inclusive a mais antiga de Natal, a estrutura por aqui ainda é muito singela, mesmo cercada por um ou outro prédio moderno. A praia é simples e dividida entre regiões com barraquinhas para servir os turistas e locais, enquanto outras são completamente desertas.
Há o encontro com o Rio Potengi, o que dá um charme ainda mais especial à Praia da Redinha. Você pode vislumbrar um dos mais lindos Por de Sol de Natal, segundo os próprios moradores. Isso pode ser feito da areia da praia ou da Ponte Newton Navarro.


 Inclusive, não deixe de saborear a famosa e deliciosa Ginga com Tapioca enquanto estiver na Praia da Redinha. É um prato bem típico do Rio Grande do Norte e muito famoso por essa região. A Ginga é um peixe pequeno que é servido como “recheio” de uma tapioca salgada. Uma delicia da cultura potiguar!

Banho da Praia da Redinha

 

O mar é tranquilo e bom pra peixe! Por ser uma região típica de pescadores, é comum encontrar alguns barquinhos pela Praia da Redinha. Dá para tomar banho tranquilo e se quiser um pouco mais de calmaria, você pode optar pela região onde não tem barracas.
Dependendo da época, o mar pode se encontrar um pouco sujo, principalmente no encontro do Rio Potengi com o mar. Então observe sempre e veja se existe alguma sinalização indicando a proibição de banhos. Isso acontece porque também há bastantes poluentes por essa região.

 Não deixe de conferir algumas construções antigas que existem por aqui. A Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, a primeira da região, é conservada pelos moradores e ponto de visitação por quem passa pela Praia da Redinha. Também há o Aquário da cidade com diversas espécies de animais marinhos!

Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes (Redinha)


 

A Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, também conhecida como Igreja de Pedra ou Capela de Pedra é uma das duas igrejas dedicadas a Nossa Senhora dos Navegantes no município de Natal e um dos templos católicos mais conhecidos da cidade. Famosa por ser a única do Brasil construída com pedras retiradas do mar.[1]
Foi construída na Praia da Redinha pelos veranistas, em 1954, com pedras pretas, porém foi erguida de costas para o mar, o que era imperdoável para os pescadores. E é por isso que os pescadores da praia continuam freqüentando a outra igreja no mesmo bairro, a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, bem mais antiga, construída em 1922 – igrejinha branca e menor.[2]
Na Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, realizada há mais de 100 anos[3], há duas procissões com duas imagens: a da capelinha antiga é a imagem da Procissão Marítima, pelas águas do rio Potengi, entre a Boca da Barra e os confins da Base Naval; e a imagem da igreja preta que vai por terra, levada pelos veranistas ao longo das ruas e becos da vila.




 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário