sábado, 24 de setembro de 2016




História

História (do grego antigo ἱστορία – historía = pesquisa/conhecimento advindo da investigação) é a ciência humana responsável por estudar as ações e o desenvolvimento do Homem no tempo e no espaço, analisando os processos e eventos ocorridos no passado, bem como as personagens, para melhor apreender determinada cultura, civilização e/ou período histórico.
O termo “história” é originário das investigações de Heródoto, porém foi Tucídides quem primeiro aplicou os métodos críticos, como as diferentes fontes e os métodos críticos. O estudo histórico tem início quando os homens encontram elementos de sua existência nos feitos de seus antepassados e, do ponto de vista europeu, o estudo em questão divide-se em dois períodos: a Pré-História (antes do advento da escrita) e a História (após o surgimento da escrita, cerca de 4.000 a.C.). No decorrer de sua evolução, a História se apresentou principalmente de três maneiras, a saber: História Narrativa, História Pragmática e História Científica. Um longo processo ocorreu desde o simples registro até a análise científica.
No período da História Narrativa, o narrador apresenta os acontecimentos sem se preocupar com as causas, os resultados ou a veracidade dos fatos, além de não utilizar qualquer processo metodológico. A História Pragmática expõe os acontecimentos preocupando-se didaticamente; os gregos Heródoto e Tucídides e o romano Cícero são representantes desta concepção. Já na História Científica, há a preocupação com o método, com a verdade e com a análise crítica de causas e consequências; a definição desta concepção é originária das ideias filosóficas que guiaram a Revolução Francesa de 1789.
O estudo da História apresenta algumas subdivisões, confira a seguir:

Divisão por continentes
– História da África
– História da América
– História da Antártica
– História da Ásia
– História da Europa
– História da Oceania
Divisão por países
– História da Angola
– História de Cabo Verde
– História de Moçambique
– História de Portugal
– História do Timor Leste
– História do Brasil
Divisão por períodos
– História Antiga
– Idade Antiga
– Idade Contemporânea
– Idade Média
– Idade Moderna
Divisão por campos
– História cultural
– Eurocentrismo
– História da escravidão
– História das mulheres
– História das religiões
– História da literatura
– História da filosofia
– História natural
– Orientalismo, dentre outros.

Alguns notáveis historiadores e pensadores desta área são os seguintes: Heródoto, Tucídides, Cícero, Leopold Von Ranke, Hegel, Karl Marx, Marc Bloch, Lucien Febvre, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário