quinta-feira, 13 de setembro de 2012

World Trade Center

Momento do embate da segunda aeronave quando a primeira torre estava já em chamase vista dos ataques

Momento do embate da segunda aeronave quando a primeira torre estava já em chamas e vista dos ataques

World Trade Center foi um complexo de edifícios, construído no início de 1970, localizado em Manhattan, Nova Iorque, EUA, e destruído pelos ataques de 11 de Setembro de 2001, faz hoje 11anos. Dos sete edifícios que compunham o complexo, destacavam-se as duas Torres Gémeas com 110 andares, idealizadas pelo arquitecto japonês Minoru Yamasaki, consideradas um dos ícones da economia norte-americana e onde trabalhavam diariamente cerca de 50 mil pessoas. Foram considerados os maiores prédios do mundo durante os anos de 1972 e 1973.
 
As Torres Gémeas possuíam 198 elevadores. Na Torre Norte existia, no 107º andar, um luxuoso restaurante onde havia grandes almoços de empresários mundiais apelidado de "Windows on the World" (Janela do Mundo, devido ser o restaurante mais alto do mundo). No último ano de funcionamento, 2000, o restaurante teve um lucro de 37,5 milhões de dólares. No topo da Torre Sul existia um observatório apelidado de "Top of the World" (Topo do Mundo) que ficava a 420 metros de altura e onde os visitantes tinham uma visão de 360º de toda a cidade de Nova York. Tinha uma protecção anti-suicida.
 
Na Torre Norte havia uma antena de TV de 90 metros instalada em 1978. A Torre Norte tinha 526 metros de altura, contando com a antena de TV, (417 metros sem a antena), enquanto a Torre Sul possuía 415 metros.
 
Os Ataques de 11 de Setembro de 2001, causaram pânico em todo o Mundo. Quando a Torre Norte foi atingida pelo avião 767 da American Airlines às 8h45 da manhã, as pessoas da Torre Sul receberam os avisos de emergência para descer. Estranhamente foram barrados pela polícia do WTC que afirmava que o prédio estava seguro e que todos podiam voltar para o seu serviço. A maioria voltou para os seus escritórios esperando uma nova chamada. Muitos deles ligaram para os seus familiares afirmando que iriam continuar na Torre Sul e que ela estava segura. No entanto, as 9h03 da manhã o avião 757 da United Airlines chocou com a Torre Sul atingindo do 78º andar ao 83º andar. Às 9h10 o serviço de segurança de Nova Iorque ordenou a evacuação total do prédio. Muitas pessoas na Torre Sul morreram pois acreditavam que seriam resgatados nos seus próprios escritórios sem ter que enfrentar o pânico de 1993. Todas as pessoas que ficaram nos andares acima da zona do impacto da Torre Norte morreram e na Torre Sul sobreviveram apenas dezoito pessoas, pois encontraram uma escada intacta.

Os mortos nos ataques de 11 de Setembro de 2001 foram milhares: 265 nos aviões; pelo menos 2.602 pessoas, incluindo 242 bombeiros, no World Trade Center, e 125 no Pentágono. Pelo menos 2.992 pessoas foram mortas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário