domingo, 23 de setembro de 2012

Maurício de Nassau




Os planos para o Recife

Apos expulsar as tropas portuguesas para além do rio São Francisco, Nassau começa a organizar o Brasil holandês que estava com sua economia destrocada devido a guerra.

Nassau manda leiloar os diversos engenhos cujos donos haviam fugido para a Bahia e cria as Câmaras de Escabinos para ajudar na administração das províncias
Ele fixou residência no Recife, na ilha de Antonio Vaz, desde sua chegada e iniciou um processo de urbanização do local. O grande número de pessoas vivendo e trabalhando no Recife aumentava cada vez mais com a destruição de Olinda e a chegada de imigrantes de toda a Europa.

Além de realizações no campo das construções como pontes, palácios, jardins, observatórios, mercados e saneamentos, Nassau pretendia transformar o Recife num dos principais centros urbanos de toda a América com a implantação de uma universidade e um ponto de comércio livre com todas as nações.

Busto de Maurício de Nassau
                                                      Praça da República, Recife
                                                   Placa do Busto de Nassau
                                  Placa do Busto de Nassau

Governador da colônia holandesa no Recife. Maurício de Nassau era um nobre alemão- holandês, nasceu em Dillenbura, Alemanha. Faleceu em 20 de dezembro de 1679, em Kleve, também na Alemanha
                                                                     



Seu nome estrangeiro era Johann Moritz Of Nassau - Siegen, governou Recife de 1637 a 1644. Trouxe para a região trabalhos de cientistas e pintores que exploravam e expressavam as belezas naturais

Desde jovem seguiu na carreira militar servindo o Estado da Holanda, teve uma educação humanística na Universidade de Basileia e na Universidade de Genf. Sua família de origem tinha um ramo alemão e outro holandês.

No Brasil, prestou serviço a Companhia das índias Ocidentais (West - Indische Compagnie). Veio para o Brasil aos 33 anos de idade. Em Recife, era predominante o traço cultural dos colonizadores católicos de Portugal.




Porém, Nassau logo conquistou a simpatia de todos, iniciou um projeto de modernização da cidade e aprofundou as relações com os senhores de engenho. Além de explorar a colônia economicamente, buscou desenvolver bem - estar a população

Em época de baixa no preço do açúcar, Nassau entregou o governo em 1641, depois de não concordar com novas formas de cobranças aos senhores de engenho para compensar a baixa lucratividade. Ao retornar á Europa, voltou a servir o exército holandês alcançando a patente de marechal..



Morando em Haía, viveu no palácio do governo, foi regente do Principado de Brandenburgo em 1647, ligado ao príncipe da Prússia, lutou pelos holandeses contra o rei Luís XIV da França em 1672.

Nenhum comentário:

Postar um comentário