segunda-feira, 3 de setembro de 2012

EXPANSÃO MARÍTIMA




As Grandes Navegações foram um movimento que ocorreu na Europa a partir do séc XV, quando países europeus -  liderados por Portugal e Espanha lançaram-se na conquista dos mares. Desde os tempos das cruzadas os europeus eram fascinados pelos produtos orientais especiarias (temperos), seda, perfume,tapetes etc.

                                   PRINCIPAIS ESPECIARIAS

   




Além das especiarias os europeus compravam outros produtos do oriente, como: tecidos finos, tapetes, cristal, perfume, porcelana e seda.


 


Essas Mercadorias eram trazidas por terra  pelos árabes até a costa do mar Mediterrâneo e vendidas para comerciantes italianos que depois, revendiam para os europeus. Para acabar esse privilégio dos italianos, países como Espanha e Portugal trataram de descobrir um caminho de navegação para atingir as Índias por mar, Portugal e a Espanha tentaram  chegar ao oriente por caminhos diferentes. Portugal tentava contornar o continente africano navegando para o Leste, já a Espanha para o Oeste, ou seja queria chegar ao oriente navegando em direção ao ocidente.

MAPAS SOBRE AS NAVEGAÇÕES PORTUGUESAS
            Navegações Portuguesas


Neste mapa temos as rotas dos principais navegadores portugueses. todos em busca de especiarias orientais, ouro, pedras preciosas e escravos africanos. Fato que enriqueceu não só a burguesia lusitana, mas principalmente a coroa portuguesa e junto a ela a nobreza.

ROTAS MARÍTIMAS PARA A ÍNDIA - ESPANHA


Cristóvão Colombo, navegador espanhol, tinha uma grande ambição - descobrir a rota marítima ocidental para a Ásia. Colombo partiu em direção às Índias atravessando o Atlântico em 3 de agosto de 1492. Ele chegou  ao litoral que hoje conhecemos como Bahamas (América) dez semanas depois, em 12 de outubro. Ele voltou à Espanha triunfante, pensando que tinha alcançado ás Índias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário