terça-feira, 4 de setembro de 2012

Fontes Históricas

                                                                                
                                                               Fonte Histórica                                            
                                                                                 




Sempre nos perguntamos como um historiador pode saber de coisas que aconteceram em um passado muito, muito distante. Para saber do passado, o historiador conta com a ajuda das fontes históricas.
Fontes históricas são os documentos que permitem ao historiador recontar e interpretar os fatos passados e reconstruir a história.

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história.

A análise do passado deve ser estudada por meio dos vestígios das atividades humanas, que é conhecido como fontes históricas. Existem vários tipos de fontes históricas, como as fontes materiais, ao orais, iconográficas(visuais) e as escritas.


  • As fontes materiais são os vestígios materiais da atividade humana e que incluem, as fontes arqueológicas em geral, os instrumentos de trabalho, os monumentos, as moedas, entre muitas outras.
  • Algumas ciências auxiliares da história são dedicadas a este tipo de fonte, como a arqueologia, que é uma ciência que estuda o passado humano a partir dos vestígios e restos materiais deixados pelos povos que habitaram a terra. 

                                                   
                                                 ( fóssil de dinossauro)

As fontes orais incluem toda a informação e tradição que se mantém conservada na memória das pessoas e passada oralmente de uns para outros.


( fonte oral: um depoimento escrito ou gravado, uma música grava em CD..)
  • As fontes iconográficas (visuais) são as que representam imagens ( uma gravura, uma fotografia, um filme).

( pintura de Leonardo da Vinci)
  • As fontes escritas normalmente são mais utilizadas e se diferencia pelo suporte e técnica utilizados na escrita. No estudo das épocas Modernas e Contemporânea, as fontes escritas utilizadas são normalmente classificadas em manuscritos e impressas.
Fonte escrita: uma carta, uma certidão de nascimento, um livro, etc.

É por meio das relações entre as várias fontes históricas que o conhecimento humano sobre o passado vai sendo interpretado e reconstruído. Assim,devemos lembrar que uma mesma fonte histórica pode ter diversas interpretações. Tudo depende da forma como cada historiador trabalha sua fonte.

Infelizmente muitas fontes históricas se perderam com o passar do tempo, mas com a ajuda de arquivos públicos e particulares, bibliotecas, museus e colecionadores, outras fontes históricas tem sido preservadas e   guardadas.

Um comentário: