segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Michelangelo Buonarroti

                                                        

                      Michelangelo di Ludovico Bounarroti Simoni



Michelangelo do Lodovico Buonarroti Simoni (Caprese, * 1475  - Roma, + 1564), mais conhecido como Michelangelo. Entre os seus maiores feitos, sem dúvida, está a capela Sistina. Para acessá-la, em Roma, é preciso percorrer, ao menos por 30 minutos, o extenso acervo do Museu do Vaticano. Após um sobe- e desce sem fim de escadas e longos corredores repletos de preciosidades como as artes grego e romana antigas, finalmente adentra-se a capela sistina para disputar, com centenas de turistas, uma posição privilegiada para observar os detalhes de uma obra monumental. 
                                 

A Capela Sistina tem esse nome por causa do para sisto IV e foi erguida em 1473, No ambiente é possível notar a presença de outros grandes artistas da época, tais como: Botticelli, Roselli, Signorelli, Guirlandaio e Perugino. Nas laterais, pintadas entre 1481 e 1483, observa-se episódios paralelos às vidas de Moisés e Cristo. Apesar da beleza de tais afrescos, o toque de Michelângelo roubar a cena. Entre 1508 e 1512, a pedido do papa Júlio II, Michelangelo criou o teto da capela com episódios como a criação de adão e o pecado original. Temas dos Antigo e Novo testamento também podem ser contemplados.

A superfície superior da Capela Sistina foi dividida em áreas, nas triangulares há as figuras de profetas e sibilas; nas retangulares, os episódios do Gêneses. Como imagem de fundo, temos:

. Deus criando o sol e a lua;
. Deus separando a luz das trevas;
. Deus separando a terra das águas;
. A Criação de Adão ( a mais famosa, vide abaixo);
. A Criação de Eva;
. O pecado Original e a Expulsão do paraíso;
. O Dilúvio Universal;
. O sacrifício de Noé;
. Noé Embriagado.

Duas décadas depois, entre 1534 e 1541, Michelangelo terminou a decoração da capela ao acrescentar o juízo final na parede do altar. A visão é de arrepiar os mais céticos diante das almas que enfrentam o julgamento de Deus e das que foram condenadas ao inferno. Nesta última empreitada. Michelangelo não teve piedade e sacrificou alguns afrescos de perugino, anteriores  a sua obra.










Na época Michelângelo dispensara os assistentes que havia contratado por julgar o trabalho dos mesmos, insuficientes. Alguns estudos apontam que Michelângelo se sentiu um tanto contrariado em aceitar o desafio da Capela Sistina, tendo em vista sua maior afinidade com o universo da escultura e não da pintura. Para atestar seu talento nesta área basta recorrer a obras monumentais como pietá (1499), crada com maestria quando o artista tinha apenas 25 anos de Davi (1501 - 1504), sua maior escultura.

No livro segredo da capela sistina sugere-se que o artista tenha usado de criptografia e seus conhecimentos em textos judaicos e cabalísticos, contrários ao cristianismo, para atacar o papa e defender aquilo em que acreditava. A visão atormentada do artista em relação à própria fé está presente na pintura do mártir São Bartolomeu, na qual Michelângrlo se autorretratou, Parece impossível pensar que somente um homem tenha desenvolvido o que se tornaria um dos maiores tesouros da humanidade. Não é à toa, que em Florença, Michelângelo fosse intitulado pelos seus pares como o Divino.

Ao visitar a Capela Sistina, vale saber o que é proibido fotografar e que o silêncio é solicitado insistentemente


Principais obras:
1. Afrescos da Capela Sistina (1508-12)- O mais grandioso dos trabalhos de Michelangelo, co episódios do Velho testamento e o Juízo final. 

2. A Piatã (1499-1500)-Feita em mármore, é uma escultura belíssima e extremamente expressiva. O artista foi criticado por apresentar uma virgem jovem demais.

3. Davi ( 1501-04) - considerada sua obra-prima. Escultura de um Davi esbelto atlético e de postura graciosa.

4. Moisés (1513-16) - Escultura em mármore. Figura central do túmulo do papa Júlio II. Na cabeça do profeta podem-se ver dois pequenos chifres.

5. Tondo Doni (1504-06) - Pintura em tela, em formato circular, comum quando se representava a Sagrada Família.

6. Auto-retrato (pintura) - Auto- retrato de Michelangelo, já velho. Expressão melancólica e sombria.

Curiosidades

Michelangelo poeta

O artista deixou cerca de 300 poemas, escritos entre 1501 e 1560. Alguns deles contém uma carga homoerótica bastante forte, evidenciando o possível homossexualismo do artista.

Relação neurótica

Michelangelo teria sido agredido a golpes de bengala pelo vaidoso papa Júlio II, quando trabalhava na pintura da Capela Sistina. O motivo o trabalho demorava demais para ficar pronto.

Bibliografia

http:/www.historianet.com.br/
http://www.pintoresfamosos.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/michelangelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário