sábado, 28 de julho de 2012

A Muralha da China não pode ser vista da lua





http://andoexperimentando.com.br/wp-content/uploads/2012/03/muralha_china.jpg

Você já ouviu o mito de que a Muralha da China pode ser vista do espaço ou da lua?

A Muralha da China, ou Grande Muralha, além de ser um polo turístico, é uma impressionante estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial. Já foram descobertos mais de 8.800 metros de extensão, constituídas por várias muralhas, construídas em diversas dinastias ao longo de seus mais de dois milênios de vida (algo que começou em torno do ano 221 a.C e durou até o século XV, durante a dinastia Ming).
O vídeo a seguir, relata a experiência de um viajante por essas terras, desmente o mito, fala um pouco sobre a história da muralha e a cultura do lugar, conta a história do bicho da seda e registra detalhes interessantes sobre a viagem. Vale a pena conferir.

                                                                                
"A Grande Muralha da China é a única obra humana que pode ser vista do espaço a olho nu." Tudo isso foi por água abaixo quando em 2004, o primeiro astronauta chinês a ficar em órbita na Terra, Yang Liwei,  declarou que a Muralha da China não era visível naquelas condições. 

A NASA anunciou que o que eles achavam que fosse a construção era, na verdade, o traçado de um rio entre as montanhas, tendo reconhecido publica e oficialmente que a Grande Muralha da China não é visível do espaço sem ajuda de aparelhos.

Aliás, segundo a Academia de Ciências da China (ACC), outras grandes obras, como as pirâmides do Egito ou até mesmo a hidrelétrica de Itaipu podem ser vistas do espaço de acordo com alguns fatores: as condições atmosféricas, a capacidade de interpretar as estruturas vistas da órbita terrestre e, obviamente, a localização do observador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário