domingo, 10 de junho de 2012

Hominização


A hominização é o processo evolutivo que conduziu, a partir de um primata ainda desconhecido, à forma atual do homem, quer física quer intelectualmente. A paleontologia é a ciência que evidenciou as leis gerais segundo as quais esta evolução se parece ter efetuado. Vejam o próximo vídeo:

                                                                      A evolução do Homem


                                                                Os primeiros seres Humanos



Foram necessários milhões de anos para que o homem aparecesse como um ser distinto do mundo animal.

Essa transformação iniciou-se na sequência de alterações climáticas registadas em África, e quando afloresta dá lugar à savana. Assim, as espécies de primatas que viviam nesses locais vão ter de adaptar-se a este novo habitat e meio ambiente.

Vivendo num ambiente desprotegido e por razões de sobrevivência, estes hominídeos (primatas em transformação) vão ter de progressivamente passar a deslocar–se sobre os dois membros inferiores, até adquirirem completamente a verticalidade.

A adaptação a este novo meio ambiente está na origem do surgimento das características que definem a espécie humana:
§         Bípede / erecto
§         Mãos hábeis
§         Cérebro complexo

A aquisição da verticalidade (bipedia), a libertação das mãos da sua função locomotora, assim como o desenvolvimento do cérebro e da linguagem são reveladores da progressiva evolução da espécie humana.

Os hominídeos sobreviveram e adaptaram–se às diferentes regiões e climas  porque descobriram técnicas e processos de dominar a  natureza . Neste processo foi importante a vida em grupo.

 O homem foi o único animal capaz de criar meios técnicos e culturais para sobreviver. Assim oaperfeiçoamento a diversificação e a especialização dos instrumentos, bem como o domínio do fogoforam factores essenciais para o controle progressivo da natureza por parte do homem.

O domínio do fogo teria compreendido 3 fases distintas:
1.     Conseguir vencer o medo instintivo (observação de fenómenos naturais como a trovoada, raios, incêndio)
2.     Compreender os benefícios da sua utilização
3.     Conservação do fogo natural e a aprendizagem da sua produção

O domínio do fogo possibilitou ao homem:
§         Cozinhar os alimentos (qualidade e quantidade de alimentos)
§         A sobrevivência em locais frios (aquecimento e iluminação)
§         Afastar os animais ferozes (segurança)
§         Transformação dos instrumentos
§         Socialização (convívio)

O homem do paleolítico foi essencialmente um recolector e caçador. A caça foi uma actividade que intensificou a socialização e o desenvolvimento das capacidades de comunicação.

O fim das glaciações e a consequente melhoria climática tiveram como consequências o aumento da população, o que originou a migração do homem para outras regiões do globo e o alargamento das áreas habitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário