sábado, 1 de outubro de 2016

Rei Arthur - Filme completo em portugues





Título: King Arthur
Ano: 2004

Duração: 125 min
Gênero: Drama histórico
Opinião: Prefiro os relatos escritos, são mais bem elaborados que as adaptações cinematográficas.
Sugestão: Leia a série As Crônicas de Arthur 

O filme conta uma história fictícia baseada em dados arqueológicos de que a lenda do Rei Arthur teria se originado em uma pessoa real, um comandante romano de nome Artur. No filme, que mistura as evidências históricas com elementos das lendas arturianas, Artur e seus Cavaleiros (provenientes de tribos conquistadas pelo Império Romano) enfrentam os saxões, que invadem a Grã-Bretanha quando o império em decadência está se retirando, deixando os habitantes da ilha a mercê dos invasores. Rei Arthur foca-se nas disputas políticas, a queda do império romano, o avanço dos bárbaros saxões, os conflitos religiosos entre cristãos e pagãos e a tentativa desesperada de Arthur em manter a Britânia unida, onde culmina e barbárie desenfreada, afinal tudo era resolvido na espada, com sangue e morte.

RESUMO:
 
   Em Rei Arthur (2004) temos uma história fictícia baseada em dados arqueológicos e relatos escritos, de Arthur e seus cavaleiros em diversas situações de disputas territoriais e religiosas. O filme inicia-se com um mix de vida de Lancelot – sendo condenado a servir a Roma - e da vida de Arthur quando ainda eram crianças e depois já se passa num futuro mais distante, com Arthur líder dos cavaleiros da famosa Távola Redonda, tentando de certo modo encontrar a liberdade, ainda que ela imponha fatores como matar e morrer. Arthur e seus cavaleiros aparecem em uma cena logo no começo do filme, servindo a Roma, protegendo a chegada do Bispo Germanius a Inglaterra, chegada está que é quase impedida pelo exército – de loucos, como é descrito no livro, ou Woads como descrito no filme – de Merlin, um poderoso druida da Bretanha, que não queria a expansão do Cristianismo, visto que essa religião poderia fazer com que o Druidismo deixasse de existir como religião oficial da Bretanha. 
 
   Apesar dos Woads estarem em maior grupo, eles não foram capazes de impedir a chegada do bispo, pois a cavalaria de Arthur lutou contra eles e venceu, fazendo com que Merlin recuasse junto com seu exercito. O bispo Germanius estava na Inglaterra para dar a liberdade aos cavaleiros de Arthur, após 15 anos de servidão ao Império Romano, porem o bispo não está – ainda -, disposto a dar a liberdade a Távola Redonda e pede em troca de sua liberdade, uma última missão, considerada por muitos como algo suicida. O bispo pede que os cavaleiros – a mandato do papa -, resgatem uma família nobre, onde inclusive tem um jovem garoto que será futuramente um papa. A missão é tenebrosa, pois terão que passar pelo território dos Woads, seus inimigos. Apesar de tudo os cavaleiros chegam ao território onde está à família nobre e a resgata levando também todos os outros habitantes, para que também possa ficar seguros. Uma das habitantes resgatada junto com a família nobre é Guinevere, uma jovem bem curiosa e corajosa, que ajuda os cavaleiros em posteriores combater, usando de seu inconfundível talento com o arco e flecha.
 
   Sendo feita então a vontade do papa, os cavaleiros de Arthur recebem sua carta de liberdade, porém um povo bárbaro – os saxões – ameaça destruir a Bretanha, e anexar seu território ao seu povo. Arthur então pede que seja feito esse último sacrifício pela Bretanha. Os cavaleiros ficam junto a Arthur e se unem também aos guerreiros de Merlin, que não querem o avanço saxão. Juntos eles conseguem derrotar, com a elaborada estratégia de Merlin, os saxões, impedindo a decadência do Império Bretão. No final do filme, Arthur se casa com Guinevere, e o filme finda com uma mensagem de que muitos morreram, mas não morreram em vão. Rei Arthur (2004) foca-se nas disputas políticas, a queda do império romano, o avanço dos bárbaros saxões, os conflitos religiosos entre cristãos e pagãos e a tentativa desesperada de Arthur em manter a Britânia unida, onde culmina e barbárie desenfreada, afinal tudo era resolvido na espada, com sangue e morte.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário