quarta-feira, 29 de agosto de 2012

GUERRA DE CANUDOS

                                                                           Guerra de Canudos



Em pouco tempo o vilarejo ganhou ares de Cidade






                                                            

                Mapa do estado da Bahia com destaque para uma cidadezinha quase na fronteira  com o estado de Pernambuco que leva o nome da histórica Canudos, a 10 km da cidade original.

António Vicente Mendes Maciel, apelidado de "Antônio Conselheiro". nascido em Quixeramobim (CE) a 13 de Março de 1830, de tradiocional família que vivia nos sertões entre Quixeramobim e Boa Viagem, fora comerciante, professor e advogado prático nos sertões Delpu e Sobral. Após a sua esposa tê-lo abandonado em favor de um sargento da força pública, passou a vagar pelos sertões em uma andança de vinte e cinco anos. Chegou a Canudos em 1893, tornando-se lide do arraial e atraindo milhares de pessoas. Acreditava que a República recém - implantada no país era a materialização do reino do Anti-Cristo na terra, uma vez que o governo eleito seria uma profanação da autoridade da Igreja Católica para legitimar os governantes. A cobrança de impostos efetuada de forma violenta, a celebração do casamento civil e a separação entre Igreja e Estado eram provas cabiais da proximidade do " fim do mundo".
                                       
                                                                    Antônio Concelheiro

Guerra de canudos ou Campanha de Canudos, conflito amplamente conhecido e abordado na história do Brasil, entre os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro e Exército Brasileiro, que teve duração aproximadamente de um ano ( 1896 a 1897 ), na então comunidade dos participantes do movimento, Canudos, no interior do estado da Bahia, na região nordeste do Brasil.

 CAUSAS DA GUERRA
. OS latifundiários juntamente com o governo da Bahia não aceitavam o fato dos habitantes de Canudos não pagarem impostos.
. Afirmavam que Antônio Conselheiro defendia a volta de Monarquia.
- por outro lado, Antônio Conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos e era contrário ao casamento civil.
- Antônio Conselheiro era também um crítico do sistema republicano, como ele funcionava no período.
                                                       
                                                                                   

A revista Ilustrada, de Angelo Agostini veículo de propaganda republicana durante o império, retratava conselheiro de forma caricatural, com séquito de bufões armados com velhos bacamartes. tentando "barra" a República. Exemplo de como a imprensa da época reagiu ao messianismo.


                                                                                
povo de Canudos obra dos artesãos Demóstenes Fidélis e Lusyennir Lacerda. 
                                                                            
povo de Canudos

CONSEQUÊNCIAS:
.  A Guerra de Canudos contou com a participação de aproximadamente 12 mil soldados de diferentes estados do Brasil, divididos em quatro expedições.
. Na quarta incursão, no ano de 1897, houve incêndio de arraiais e mortes de diversas pessoas.
. Estima-se que morreram ao todo por volta de 25 mil pessoas, culminando com a destruição total da povoação.

                                                                                   

          

A única foto conhecida de Antônio Concelheiro, mistico rebelde e líder espiritual do Arraial de Canudos (1893 - 1897), Bahia, Brasil, foto tirada duas semanas após sua morte, pelo fotógrafo Flávio de Barros, a serviço do Exército. * 13 de março de 1830 Vila do Campo Maior + 22 de setembro de 1897 aos 67 anos em Canudos Nacionalidade Brasileiro 

           
                                                 Ruínas da antiga cidade de Canudos

  
CINEMA
A guerra gerou inspiração para cineastas fazerem diversos filmes, como os citados abaixo:

. Guerra de Canudos, no ano de 1997.
. Sobreviventes - Os filhos da Guerra de Canudos. Entre 2004/2005.
- Canudos Documentário de Canudos ( Die Sieben Sakramente Von Canudos). Ano de 1996.


                                                                                 

Resumo


Em 1893, Antônio Concelheiro ( um monarquista assumido) e seus seguidores começa, a tornar um simples movimento em algo grande demais para a República, que acabara de ser proclamada e decidira por enviar vários destacamentos militares para destruí-los. Os seguidores de Antônio Conselheiro apenas defendiam seus lares, mas a nova ordem não podia aceitar que humildes moradores do sertão da Bahia desafiassem a República. Assim, em 1897, esforços são reunidos para destruir os sertanejos. Estes fatos são vistos pela ótica de uma família, que tem opiniões conflitantes sobre Conselheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário