segunda-feira, 23 de julho de 2012

Guerra dos Cem Anos


O final da Baixa Idade Média foi marcado pela crise de retração, caracterizada por sua vez pelas Revoltas camponesas, pela Peste Negra e pela GUERRA DOS CEM ANOS, envolvendo a Inglaterra e a França.


Este conflito deve ser entendido dentro do processo de transição feudo capitalista, quando da formação das "Monarquias Nacionais"  

 

Joana D'arc: santa e heroína francesa

          A Guerra foi provocada pela disputa sobre a região de Flandres, importante produtora de tecidos e centro comercial, ligada por laços de vassalagem à França, mas economicamente à Inglaterra, de quem obtinha a lã. 

Outro motivo para a Guerra foi a disputa em relação ao trono Francês, reivindicado por Henrique III, da Inglaterra, que no entanto era neto de Felipe IV (morto em 1328)

    A Guerra desenvolveu-se em território francês, que esteve sempre parcialmente ocupado desde 1346 com a derrota de Felipe VI em Crécy, porém o conflito teve várias interrupções, inclusive devido às disputas internas, principalmente na França onde Armagnacs (nacionalistas) e Borguinhões (pró Inglaterra) se enfrentavam.                                          

Joana D'arc: santa e heroína francesa

 Joana D’arc nasceu na França no ano de 1412 e morreu em 1431 (época medieval). Foi uma importante personagem da história francesa, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. Joana D’arc foi canonizada (transformada em santa) no ano de 1920.

A história da vida desta heroína francesa é marcada por fatos trágicos. Quando era criança, presenciou o assassinato de membros de sua família por soldados ingleses que invadiram a vila em que morava. Com 13 anos de idade, começou a ter visões e receber mensagens, que ela dizia ser dos santos Miguel, Catarina e Margarida. Nestas mensagens, ela era orientada a entrar para o exército francês e ajudar seu reino na guerra contra a Inglaterra.

  Motivada pelas mensagens, cortou o cabelo bem curto, vestiu-se de homem e começou a fazer treinamentos militares. Foi aceita no exército francês, chegando a comandar tropas. Suas vitórias importantes e o reconhecimento que ganhou do rei Carlos VII despertaram a inveja em outros líderes militares da França. Estes começaram a conspirar e diminuíram o apoio de Joana D’arc.

Em 1430, durante uma batalha em Paris, foi ferida e capturada pelos borgonheses que a venderam para os ingleses. Foi acusada de praticar feitiçaria, em função de suas visões, e condenada a morte na fogueira. Foi queimada viva na cidade de Rouen, no ano de 1431

Indicação (para saber mais):

Assista ao filme Joana D'arc

                                                     
 Título Original: The Messenger: The Story of Joan of Arc
Gênero: Drama
Direção: Luc Besson
Roteiro: Luc Besson e Andrew Birkin
No elenco: Milla Jovovich (Joana D'Arc), Dustin Hoffman (A Consciência),  John Malkovich (Charles VII), Faye Dunaway (Yoland D'Aragon),
Tchéky Karyo (Dunois) e outros.   



 Curiosidades:
  • León Denis também afirma que Joana d’Arc, seria a reencarnação de Judas Iscariotes. Este espírito teria escolhido reencarnar na condição de uma mulher e quis morrer queimado vivo para expurgar a culpa de ter traído Jesus;

  • O baralho, esse que todo mundo joga, foi criado na época de Carlos VII e algumas cartas homenageiam personalidades do seu tempo, entre eles Joana d’Arc.
    A dama de espadas representa Atena, a deusa da Guerra e da Sabedoria, mas o punhal que ela carrega, é uma referência a Joana. Se ficou curioso para saber quem são os outros personagens, clique aqui.

  • Aqui, perto da minha casa tem um estabelecimento comercial chamado “Joana d’Arc – Agropecuária e Pet Shop”. Só pode ser o nome da dona da loja, senão, que diabos tem a ver Joana d’Arc com agropecuária e pet shops??? 

A História de Joana d'Arc - Ditada Por Ela Mesma
Ermance Dufaux (psicógrafa). RJ: Ed CELD, 1997. 300 pgs



Joana d'Arc, Médium

Leon Denis. RJ: FEB, 1980. 350 pgs.


                                                       


                                                                                                                                                             

Em 1415 os ingleses, apoiados por Borgonha, invadiram a normandia e venceram em Azincourt, determinado a ocupação de Paris e o aprisionamento do rei Carlos VI.

                                                   
 Em 1420 foi assinado o Tratado de Troyes que deu a Henrique V, de Lancaster, o direito ao trono Francês ao mesmo tempo em que reconhecia a divisão da França, estando o norte sob domínio inglês.
 A Reação francesa teve início em 1429, quando a camponesa Joana Dâ?Tarc, a frente de um exército, comandou a vitória sobre os ingleses em Orléans. 
 
Em 1435 foi firmada a paz entre a França e Borgonha e no ano seguinte Paris foi libertada e os ingleses gradualmente derrotados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário