terça-feira, 21 de agosto de 2012

Proclamação da República do Brasil

     Introdução
O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro.                                                                        
                                                                             

A República da Espada (1889 a 1894)


Em 15 de novembro de 1889, aconteceu a Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Nos cinco anos iniciais, o Brasil foi governado por militares. Deodoro da Fonseca, tornou-se Chefe do Governo Provisório. Em 1891, renunciou e quem assumiu foi o vice-presidente Floriano Peixoto. 
O militar Floriano, em seu governo, intensificou a repressão aos que ainda davam apoio à monarquia.

                             
                                                                   
                                     
 Proclamação da República (Praça da Aclimação, atual Praça da República, Rio de Janeiro, 15/11/1889)





A Constituição de 1891 ( Primeira Constituição Republicana)

Após o início da República havia a necessidade da elaboração de uma nova Constituição, pois a antiga ainda seguia os ideais da monarquia. A constituição de 1891, garantiu alguns avanços políticos, embora apresentasse algumas limitações, pois representava os interesses das elites agrárias do pais. A nova constituição implantou o voto universal para os cidadãos ( mulheres, analfabetos, militares de baixa patente ficavam de fora ). A constituição instituiu o presidencialismo e o voto aberto.

República das Oligarquias

O período que vai de 1894 a 1930 foi marcado pelo governo de presidentes civis, ligados ao setor agrário. Estes políticos saiam dos seguintes partidos: Partido Republicano Paulista (PRP) e Partido Republicano Mineiro (PRM). Estes dois partidos controlavam as eleições, mantendo-se no poder de maneira alternada. Contavam com o apoio da elite agrária do país.
Dominando o poder, estes presidentes implementaram políticas que beneficiaram o setor agrário do país, principalmente, os fazendeiros de café do oeste paulista.
Surgiu neste período o tenentismo, que foi um movimento de caráter político-militar, liderado por tenentes, que faziam oposição ao governo oligárquico. Defendiam a moralidade política e mudanças no sistema eleitoral (implantação do voto secreto) e transformações no ensino público do país. A Coluna Prestes e a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana foram dois exemplos do movimento tenentista.

Política do Café-com-Leite

A maioria dos presidentes desta época eram políticos de Minas Gerais e São Paulo. Estes dois estados eram os mais ricos da nação e, por isso, dominavam o cenário político da república. Saídos das elites mineiras e paulistas, os presidentes acabavam favorecendo sempre o setor agrícola, principalmente do café (paulista) e do leite (mineiro). A política do café-com-leite sofreu duras críticas de empresários ligados à indústria, que estava em expansão neste período.

Se por um lado a política do café-com-leite privilegiou e favoreceu o crescimento da agricultura e da pecuária na região Sudeste, por outro, acabou provocando um abandono das outras regiões do país. As regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste ganharam pouca atenção destes políticos e tiveram seus problemas sociais agravados.

Política dos Governadores

Montada no governo do presidente paulista Campos Salles, esta política visava manter no poder as oligarquias. Em suma, era uma troca de favores políticos entre governadores e presidente. O presidente apoiava os candidatos dos partidos governistas nos estados, enquanto estes políticos davam suporte a candidatura presidencial e também durante a época do governo.


A figura do "coronel" era muito comum durante os anos iniciais da República, principalmente nas regiões do interior do Brasil. O coronel era um grande fazendeiro que utilizava seu poder econômico para garantir a eleição dos candidatos que apoiava. Era usado o voto de cabresto, em que o coronel (fazendeiro) obrigava e usava até mesmo a violência para que os eleitores de seu "curral eleitoral" votassem nos candidatos apoiados por ele. Como o voto era aberto, os eleitores eram pressionados e fiscalizados por capangas do coronel, para que votasse nos candidatos indicados. O coronel também utilizava outros "recursos" para conseguir seus objetivos políticos, tais como: compra de votos, votos fantasmas, troca de favores, fraudes eleitorais e violência.

O Convênio de Taubaté

Essa foi uma fórmula encontrada pelo governo republicano para beneficiar os cafeicultores em momentos de crise. Quando o preço do café abaixava muito, o governo federal comprava o excedente de café e estocava. Esperava-se a alta do preço do café e então os estoques eram liberados. Esta política mantinha o preço do café, principal produto de exportação, sempre em alta e garantia os lucros dos fazendeiros de café.

A crise da República Velha e o Golpe de 1930

Em 1930 ocorreriam eleições para presidência e, de acordo com a política do café-com-leite, era a vez de assumir um político mineiro do PRM. Porém, o Partido Republicano Paulista do presidente Washington Luís indicou um político paulista, Julio Prestes, a sucessão, rompendo com o café-com-leite. Descontente, o PRM junta-se com políticos da Paraíba e do Rio Grande do Sul (forma-se a Aliança Liberal ) para lançar a presidência o gaúcho Getúlio Vargas.
Júlio Prestes sai vencedor nas eleições de abril de 1930, deixando descontes os políticos da Aliança Liberal, que alegam fraudes eleitorais. Liderados por Getúlio Vargas, políticos da Aliança Liberal e militares descontentes, provocam a Revolução de 1930. É o fim da República Velha e início da Era Vargas.

Galeria dos Presidentes da República Velha:  Marechal Deodoro da Fonseca (15/11/1889 a 23/11/1891), Marechal Floriano Peixoto (23/11/1891 a 15/11/1894), Prudente Moraes (15/11/1894 a 15/11/1898), Campos Salles (15/11/1898 a  15/11/1902) , Rodrigues Alves (15/11/1902 a 15/11/1906), Affonso Penna (15/11/1906 a 14/06/1909), Nilo Peçanha (14/06/1909 a 15/11/1910), Marechal Hermes da Fonseca (15/11/1910 a 15/11/1914), Wenceslau Bráz (15/11/1914 a 15/11/1918), Delfim Moreira da Costa Ribeiro (15/11/1918 a 27/07/1919), Epitácio Pessoa (28/07/1919 a 15/11/1922),
Artur Bernardes (15/11/1922 a 15/11/1926), Washington Luiz (15/11/1926 a 24/10/1930).

Você sabia?
- O período da História do Brasil conhecido como Nova República teve início em 1985, com o fim da Ditadura Militar e início do processo de redemocratização. Este período da História do Brasil dura até os dias atuais. 
- A palavra República tem origem no latim res publica, cujo significado é "coisa pública".


 
Alegoria da República e Deodoro, o proclamador
                                  
                                                                                    
quadro Proclamação da República do Brasil



Seja um pálio de luz desdobrado,
Sob a larga amplidão destes céus.
Este canto rebel, que o passado
Vem remir dos mais torpes labéus!
Seja um hino de glória que fale
De esperanças de um novo porvir!
com visões de triunfos embale
Quem por ele lutando surgir!

Liberdade! liberdade!
Abre asa asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Nós nem cremos que escravos outrora
Tenha havido em tão nobre pais
Hoje o rubro 
lampejo da aurora
Acha irmãos, não tiramos hostis.
Somos todos iguais! ao futuro
Sabemos, unidos, levar
Nosso augusto estandarte que, puro,
Brilha, ovante, da pátria no altar!

Liberdade! liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Se é mister que de peitos valentes
Haja sangue em nosso pendão,
Sangue vivo de herói Tiradentes
Batizou neste audaz pavilhão!
Mensageiro de paz, paz queremos,
É de amor nossa força e poder,
Mas da guerra, nos transes supremos
Heis de ver-nos lutar e vencer!

Liberdade! liberdade!
Abre as asas sobre nós!
das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Do Ipiranga é preciso que o brado
Seja um grito soberbo de fé!
O Brasil já surgiu libertado,
Sobre as púrpuras régias de pé.
Eia, pois, brasileiros avante!
Verdes louros colhamos louçãos!
Seja o nosso país triunfante,
Livre terra de livres irmãos!

Liberdade! liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Em meados do ´seculo XVIII aconteceu na Europa um fenômeno que transformaria não só a sociedade européia, mas teria efeitos e consequência em todas as artes do globo.

A Revolução Industrial, como ficou conhecido este processo, aconteceu inicialmente na Inglaterra com o desenvolvimento da indústria manufatureira têxtil que culminou com o aparecimento de máquinas.

Em seguida, porém já no século XIX, outras nações europeias se industrializaram, principalmente a França e a Bélgica ( na primeira metade do século ) e a Alemanha ( na segunda metade do XIX ). Além dos Estados Unidos da América (EUA) que também conheceram sua industrialização em fins do século XIX.



     

Muitas teorias foram desenvolvidas a fim de tentarem explicar as causas que levaram a Europa a se industrializar, sobretudo a Inglaterra Cyro Rezende em seu livro História Econômica Geral aponta que se afirmam pelo menos três causas diferentes; a primeira seria a comercial, isto é, o desenvolvimento mercantilista proporcionou grande aumento de capital, sendo este último o principal propulsor para o progresso  industrial; a segunda causa colocada é a Revolução Agrícola, ou seja, no período em que se deu a Revolução Industrial apesar de haver um comércio desenvolvido, a atividade principal do setor econômico era a agricultura e que tinha passado no século anterior muitas transformações e inovações, aumentando sua  
produtividade e lucros gerando assim condições necessária para um avanço da atividade industrial; e um terceiro em que Cyro Rezende traz a questão financeira, na medida em que o desenvolvimento e aumento de importância dos bancos criaram condições sustentáveis para que se gerasse créditos propiciando o incremento no setor industrial.


Destarte, todas asa teorias apontadas, faz-se necessário perceber que nenhuma delas podem ser colocadas como causa única da Revolução Industrial, é imprescindível compreender que no movimento sincrônico da História, uma confluência de fatores mais gerais, como os anteriormente citados, em consonância ainda com as questões locais e regionais é que promoveram o que denominamos Revolução Industrial.



Todavia, porque denominar Revolução industrial? Esta indagação pode ser esclarecida quando são expostas as consequências destas mudanças ocorridas no setor industrial europeu tendo a Inglaterra como parâmetro. Ao se perceber o que significou a criação das máquinas de tear e fiar pode-se imaginar quais mudanças foram essas. A introdução destas máquinas aumentou em graus surpreendentes a produção, que por sua vez necessitou mais mão- de- obra, que precisava de  mais mercado consumidor e que por sua vez gerava mais demanda de produção.

Isto gerou aperfeiçoamento da técnica, as máquinas que tinham propulsão humana, passaram a propulsão animal e depois o vapor d água. Estima-se, segundo o livro de Cyro Rezende que as máquinas a vapor na Inglaterra no inicio do ´seculo XIX geravam uma força que se fosse pela mão humana necessitaria de 40 milhões de trabalhadores.

O desenvolvimento da maquina e da grande indústria gerou a necessidade de máquinas mais resistentes, deste modo o ferro passou a ser produzido em mais quantidade e aplicado não as máquinas, mas aos meios de transportes, que já utilizavam o vapor como força propulsora, assim navios de ferro e locomotivas de ferro, ambos movidos a vapor, encurtaram distancias, baratearam os preços e proporcionando que os produtos circulassem e chegassem a diversos lugares, tomando a ferrovia, por exemplo, no fim do XIX nos EUA já havia mais de 340 mil Km de ferrovias.


Por conseguinte, com as informações supracitadas podemos perceber como a Revolução Industrial transformou radicalmente a maneira de produzir e também a sociedade. Posto que originou uma grande migração do campo para a cidade, formando as cidades em gigantescos conglomerados para a época de então, contudo vale ressaltar que os aspectos abordados aqui falam mais especificamente da I Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra, sobretudo e dominada pelo vapor como força propulsora e pelo ferro como principal elemento na composição das máquinas.



REFERÊNCIA:
REZENDE, Cyro. História econômica geral São Paulo: contexto. 2003

Revolução Chinesa


                                                                             
                                                 Sun Yat-sen, líder da I Revolução Chinesa




A Revolução Chinesa foi um movimento político, social, econômico e cultural ocorrido na China no ano de 1911. Liderada pelo médico, político e estadista chinês Sun Yat-sen. Este movimento nacionalista derrubou a Dinastia Manchu do poder.

Causas: China antes da revolução

No século XIX, no contexto do imperialismo, a China era dominada e explorada pelas potências européias, principalmente pelo Reino Unido. Esta potência imperialista, além de explorar a China economicamente, interferia nos assuntos políticos e culturais da China. Os imperadores da Dinastia Manchu eram submissos à dominação européia. 

A distribuição das terras produtivas chinesas também era um outro problema para o país, pois quase 90% estavam nas mãos de grandes proprietários rurais (espécies de senhores feudais).

Entre 1898 e 1900 um ato de rebeldia contra a dominação estrangeira ocorreu na China. Os boxers fizeram uma revolta de caráter nacionalista que foi duramente reprimida pelas tropas estrangeiras. Este conflito ficou conhecido como Guerra dos Boxers.

Em 1908, Sun Yat-sen fundou o Partido Nacionalista (Kuomintang) cujo principal objetivo era fazer oposição à monarquia e ao domínio europeu no país. 

A Revolução Nacionalista

Em 1911, com o apoio de grande parte dos militares chineses, Sun Yat-sen foi proclamado primeiro presidente da República Chinesa. Porém, em várias regiões do país comandadas por grandes proprietários rurais ocorreram resistências, mergulhando a China num longo período de guerra civil. 

Em 1925, com a morte de Sun Yat-sen, ocorreu uma disputa pelo controle do Kuomintang, que acabou por se fundir com o Partido Comunista Chinês. 

Em 1927, o general Chiang Kai-shek assumiu o poder do Kuomintang e, no comando das tropas chinesas, começou a combater os opositores da República, entre eles os grandes proprietários rurais e comunistas.

Os conflitos entre nacionalistas e comunistas ficou s uspenso apenas na Segunda Guerra Mundial, quando combateram, juntos, o Japão que tentava conquistar a China. Com o término da conflito mundial e a expulsão dos japoneses do território chinês, as tropas nacionalistas de Chiang Kai-shek voltaram a perseguir e combater os comunistas de Mao Tse-tung, reiniciando o conflito armado.


               
       Mao Tsé Tung ( 1893-1976 )                                                                      
( Mao Tsé Tung anuncia a criação da Republica popular da China).
                                                                
                                                                      
                                                     Morte de Mao Tsé Tung

Curiosidade: A leitura do livro vermelho era obrigatório nos tempos de poder. (No livro vermelho Mao Tsé Tung demostra sua opinião sobre cultura, religião, a qual deveria ser seguida rigorosamente  por todos), Foi o livro mais vendido da história ficando somente atrás da Bíblia Sagrada.


                                                                     


Frase de Mao Tsé Tung:

" Comunismo não é amor, comunismo é um martelo com o qual se golpeia o inimigo"
" O poder politico nasce do cano da espingarda".
"Comunismo; sistema politico que prega que todas as coisas são de todos"



A Revolução Comunista 


Em outubro de 1949, os comunistas tomam o poder e proclamam a República Popular da China, com Mao Tse-tung como chefe supremo. Transformada num país comunista, a China passou por uma série de reformas como, por exemplo, coletivização das terras, controle estatal da economia e nacionalização de empresas estrangeiras.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Dicionario Histórico

                                                                            Revolução


Significado:

Do ponto de vista histórico, a palavra revolução pode apresentar dois significados. Pode significar, por exemplo, uma evolução de um sistema de produção, ou seja, uma transformação. Neste contexto, podemos citar a Revolução Industrial (século XVIII), quando ocorreu um avanço nos sistema de produção de mercadorias com a implantação das máquinas. Esta evolução acabou influenciando nas áreas sociais, econômicas e políticas da sociedade européia do período.
Num outro contexto pode significar uma mudança radical como, por exemplo, na Revolução Francesa. Neste fato histórico ocorreu uma mudança radical no sistema político, econômico e social da França no século XVIII.

Frases Exemplo: 

1 - A Revolução Industrial modificou o modo de produção de mercadorias.
2 - Durante a Revolução Francesa, muitos nobres foram assassinados (fim do absolutismo) e a burguesia assumiu o poder.

Explicação das frases:

1 - A palavra revolução significa uma evolução, transformação.
2 - A palavra revolução está emprega no sentido de mudança rápida, violenta e radical.

Palavras derivadas: 

Revolucionário (aquele que participa da revolução ou defende idéias de transformação radical)

Textos relacionados: 

Revolução Francesa / Revolução Industrial / Revolução Russa


Bibliografia Indicada:

- História e Revolução  Autor: Coggiola, Osvaldo
  Editora: Xama

- O que é Revolução (Coleção Primeiros Passos)  Autor: Fernandes, Florestan
  Editora: Brasiliense



                            Senhores Feudais 

Significado:

Os senhores feudais eram nobres que viveram na época da Idade Média (século V ao XV). Possuíam muito poder político, militar e econômico. Eram proprietários dos feudos (unidades territoriais) e possuíam muitos servos trabalhando para ele. Cobravam vários impostos e taxas destes servos, pela utilização das terras do feudo. Viviam em castelos fortificados e eram protegidos por cavaleiros. Os senhores feudais faziam e aplicavam as leis em seus domínios.

Frase Exemplo: 

Os senhores feudais costumavam entrar em guerras para ampliar seus domínios territoriais.

Explicação da frase:

A guerra era uma atividade comum na Idade Média. Os senhores feudais costumavam invadir militarmente os feudos de outros nobres para obterem riquezas e terras.

Palavras derivadas: 

Senhores do feudo
Textos relacionados: 

Feudalismo / Idade Média / Castelos Medievais / Talha, Corvéia e Banalidades


Bibliografia Indicada:

- A sociedade feudal (Coleção Lugar na História)  Autor: Bloch, Marc
  Editora: Edições 7- - Brasil

                                                  Burguesia
Significado:

A burguesia é uma classe social que surgiu nos últimos séculos da Idade Média (por volta do século XII e XIII) com o renascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, jóias, etc) e prestação de serviços (atividades financeiras). Habitavam os burgos, que eram pequenas cidades protegidas por muros. Como eram pessoas ricas, que trabalhavam com dinheiro, não eram bem vistas pelos integrantes do clero católico.

Frase Exemplo: 

A burguesia participou do renascimento comercial e urbano.

Explicação da frase:

Durante grande parte da Idade Média (do século V ao XII) o comércio praticamente inexistiu. Com o final das Cruzadas e a abertura do Mar Mediterrâneo, o comércio começou a crescer novamente. A burguesia contribuiu para este processo.
Palavras derivadas: 

Burgueses
Textos relacionados: 

Baixa Idade Média / Idade Média


Veja também:




                                                      Oligarquia

Significado:

Governo de poucas pessoas. Ocorre quando um pequeno grupo de pessoas de uma família, de um grupo econômico ou de um partido governa um país, estado ou município. Uma das características desta forma de governo é que os interesses políticos e econômicos do grupo que está no poder prevalecem sobre os da maioria. 

Frase Exemplo: 

Nos primeiros anos da República, o Brasil foi  governado por uma oligarquia.

Explicação da frase:

Entre os anos de 1889 (Proclamação da República) e 1930 (início da Era Vargas), o Brasil foi governado por uma elite, formada por grandes proprietários rurais e pecuaristas (conhecidos como coronéis). Os interesses sociais de grande parte da população foi deixada de lado, sendo que a política era feita para garantir os interesses políticos e econômicos desta oligarquia. Este sistema também foi conhecido como coronelismo.

Palavras derivadas: 

Oligárquico (que participa de uma oligarquia, referente à oligarquia)
Textos relacionados: 


História do Brasil RepúblicaCoronelismo


Bibliografia Indicada:
- Coronelismo e Oligarquias - 1889 - 1934  Autor: Soares, Vera Teixeira
  Editora: Civilização Brasileira


                                              Democracia 

Significado:

Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões. A maior parte das nações do mundo atual seguem o sistema democrático.
Embora tenha surgido na Grécia Antiga, a democracia foi pouco usada pelos países até o século XIX. Até este século, grande parte dos países do mundo usavam sistemas políticos que colocavam o poder de decisão nas mãos dos governantes. Já no século XX, a democracia passou a ser predominante no mundo.

Frase Exemplo: 

No Brasil atual existe democracia.

Explicação da frase:

No Brasil, as pessoas podem escolher seus representantes (vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidente) através do voto nas eleições. Existe liberdade de expressão e os direitos de manifestação são garantidos pela Constituição Brasileira.

Palavras derivadas: 

democrático, democratização, democratizar.

Textos relacionados: 

Grécia Antiga / Atenas


Veja também:





                                                     Populismo 

Significado:

Populismo é uma forma de governar em que o governante utiliza de vários recursos para obter apoio popular. O populista utiliza uma linguagem simples e popular, usa e abusa da propaganda pessoal, afirma não ser igual aos outros políticos, toma medidas autoritárias, não respeita os partidos políticos e instituições democráticas, diz que é capaz de resolver todos os problemas e possui um comportamento bem carismático. É muito comum encontrarmos governos populistas em países com grandes diferenças sociais e presença de pobreza e miséria.

Frase Exemplo: 

Getúlio Vargas foi um presidente que seguiu o populismo.

Explicação da frase:

Getúlio Vargas, ex-presidente do Brasil, adotou o populismo como uma das características de seu governo. Apelidado de "pai do pobres", promoveu seu governo com manifestações e discursos populares, principalmente no Dia do Trabalho (1º de maio). Não respeitou a liberdade de expressão e a democracia no país. Usou a propaganda para divulgar suas ações de governo.

Palavras derivadas: 

Populista (que segue o populismo, que adota um sistema de governo populista)
Textos relacionados: 

Getúlio Vargas e a Era Vargas


Bibliografia Indicada:

- O Populismo e sua História  Autor: Ferreira, Jorge Luiz
  Editora: Civilização Brasileira


Politeísmo

Significado: 

Crença em vários deuses. Muitas religiões, principalmente as da antiguidade, eram politeístas. Podemos citar como exemplo a religião do Egito Antigo, Grécia Antiga e Roma Antiga. Os deuses destas religiões costumam assumir diversas funções, muitos deles com forças relacionadas à natureza. O funcionamento do mundo também era atribuído a estes deuses. Com o advento do cristianismo, que é monoteísta, estas religiões perderam força.

Frase Exemplo: 

Na Grécia Antiga, as pessoas seguiam o politeísmo.

Explicação da frase:

Os gregos acreditavam na existência de vários deuses. Estes possuíam forças especiais, porém tinham as qualidades e defeitos dos seres humano. Os deuses gregos eram imortais e viviam interferindo na vida das pessoas na Terra. Os gregos acreditava que, muitas vezes, os deuses deixavam o Olímpo (monte onde viviam os deuses) para relacionarem-se com os mortais.

Palavras derivadas: 

Politeísta (aquele que acredita em vários deuses)

Textos relacionados: 



Bibliografia Indicada:

- Politeísmo - as religiões do mundo antigo (Coleção Histórias das Religiões)  Autor: Scarpi, Paolo
  Editora: Hedra



                                               Monoteísmo


Significado:

Crença em um único Deus. As religiões monoteístas como, por exemplo, católica, evangélicas, judaica e muçulmana, aceitam apenas a existência de um único Deus.
Frase Exemplo: 

Os cristãos, judeus e muçulmanos seguem o monoteísmo.
Explicação da frase:

Os religiosos citados na frase acima acreditam em um único Deus, criador de todas as coisas do Universo. 
Palavras derivadas: 

Monoteísta (aquele que acredita em um único Deus).
Textos relacionados: 

cristianismo / judaísmo / islamismo


Bibliografia Indicada:

- Monoteísmo e Globalização  Autor: Ibarrondo, Xabier Pikaza
  Editora: Vozes

- Monoteísmos e Dualismos: as religiões de salvação (Coleção História das Religiões)  Autor: Filoramo, Giovanni
  Editora: Hedra



                                           Burocracia

Significado:

Podemos definir burocracia como um excesso de procedimentos que uma pessoa ou empresa deve tomar para obter algo. Geralmente, é resultado de uma falta de eficiência por parte dos órgãos governamentais. A burocracia dificulta a criação de empresas e o funcionamento da economia. Outro problema é que, num mercado internacional disputado, a burocracia brasileira torna o produto nacional mais caro e menos competitivo. 

Frase Exemplo: 

Para abrir uma empresa no Brasil existe uma burocracia exagerada.

Explicação da frase:

De fato, uma pessoa que decide abrir uma empresa no Brasil se depara com uma burocracia exagerada. São diversos formulários e documentos para preencher e apresentar, além do comparecimento em diversos órgãos governamentais. As taxas que devem ser pagas também dificultam o processo. Além de tudo isso, o tempo para se abrir uma empresa no Brasil é um dos mais demorados do mundo.

Palavras derivadas: 

Burocrata (que trabalha em funções que exigem procedimentos burocráticos, que toma medidas burocráticas), burocrático (ato que envolve burocracia).

Textos relacionados: 

Não há.

Bibliografia Indicada:

- O que é Burocracia (Coleção Primeiros Passos)  Autor: Motta, Fernando C. Prestes
  Editora: Brasiliense

Privatização

Significado:

A privatização ocorre quando o governo vende empresas estatais para a iniciativa privada (empresas nacionais, grupos de investimentos, multinacionais). Desta forma a empresa torna-se privada. Geralmente, a privatização ocorre quando uma empresa estatal não está gerando os lucros necessários para competir no mercado ou quando ela passa por dificuldades financeiras. No Brasil, na década de 1990, várias empresas estatais foram privatizadas, como, por exemplo: Telesp, Companhia Vale do Rio Doce, Banespa entre outras. A privatização ocorreu e está ocorrendo em diversos países do mundo, pois é uma das características do mundo globalizado em que vivemos.

Frase Exemplo: 

Durante o governo Fernando Henrique ocorreram várias privatizações.

Explicação da frase:

De fato, durante os dois mandatos (de 1995 a 2002), o governo FHC executou um grande processo de privatização no país. As empresas privatizadas se modernizaram e tornaram competitivas.
Palavras derivadas: 

Privatizar (tornar privado, transferir do estado para o particular)

Textos relacionados: 

Globalização / Neoliberalismo

Bibliografia Indicada:

- Privatização - Fins Públicos, Meios Privados  Autor: Donahue, John D.
  Editora: Zahar
- O Brasil Privatizado - volumes 1 e 2  Autor: Biondi, Aloysio
  Editora: Perseu Abramo





                                                     




segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A crise sul-americana

                                                                            
Oficial colombiano fazendo denúncia contra a Venezuela e o Equador


As FARC são uma guerrilha que durante um longo tempo desafiam a supremacia do poder governamental colombiano. Utilizando das armas, seqüestros e extorsão conseguiram criar um verdadeiro poder paralelo dentro da Colômbia. Ao longo de três décadas de guerra civil, as FARC controlaram cerca de 40% do território da Colômbia. 


Muitos especialistas discutem qual a real motivação desse movimento que, em tese, reforça seu caráter popular alegando lutar pela criação de um governo marxista-leninista em território colombiano. No entanto, muitos apontam que as FARC deixaram de adotar um projeto revolucionário para agora instituírem uma força política que controla a porção sul da Colômbia por meio das armas e do terror. 



Além disso, um ponto extremamente polêmico sobre as FARC se refere ao controle do tráfico de drogas de uma região considerada uma das maiores produtoras de droga do mundo. Vários depoimentos e denúncias apontam que as FARC sustentam-se pela comercialização de drogas que se espalham por diversos países da América e Europa. Em resposta, alguns órgãos de representação internacional e chefes de Estado defendem a luta internacional contra o poder das FARC. 



Nos últimos anos, a ação dessa guerrilha colombiana ganhou destaque com as diversas negociações pela libertação de reféns e os esforços do governo colombiano em derrotar o crescente poder dessa guerrilha em seu país. Em março de 2008, um incidente envolvendo a luta contra as FARC motivou uma delicada crise diplomática envolvendo a própria Colômbia, o Equador e a Venezuela. 



Durante um conflito entre tropas colombianas e as FARC, na fronteira da Colômbia com o Equador, os militares colombianos bombardearam o território equatoriano com o objetivo de aniquilar um importante grupo de guerrilheiros que agiam naquela região. Agredido pela invasão colombiana, o presidente do Equador, Rafael Correa, retirou seu representante diplomático da Colômbia sob a alegação de que o país desrespeitara a soberania territorial equatoriana. 



Opinando sobre o episódio envolvendo Colômbia e Equador, o presidente venezuelano Hugo Chávez – inimigo político do presidente colombiano Álvaro Uribe – fez uma declaração onde recriminava a ação dos militares colombianos no Equador. Em seu discurso, chegou a afirmar que caso o governo colombiano realizasse esse tipo de operação na Venezuela, isso seria motivo suficiente para se declarar uma guerra contra a Colômbia. 



Em resposta, representantes do governo colombiano declararam que tinham informações que ligavam as FARC ao governo equatoriano e venezuelano. Em um desses documentos autoridades colombianas afirmaram a existência de acordos de boa convivência entre as FARC e as autoridades equatorianas. Na mesma declaração, os colombianos disseram ter encontrado um documento referente a uma ajuda financeira de 300 milhões de dólares feita por Hugo Chávez aos líderes das FARC. 



Os Estados Unidos, rival declarado das FARC e de Hugo Chávez, decidiram apoiar a ação militar na Colômbia dizendo esta ser uma intervenção legitima. As autoridades colombianas já declararam que não possuem nenhum interesse em guerrear contra seus países vizinhos. No entanto, o impasse político e a crise nas relações entre os países latino-americanos geram uma incógnita sobre a manutenção da paz naquela região.


domingo, 5 de agosto de 2012

A Cultura dos Povos Indígenas


Cerca de 200 sociedades indígenas vivem no Brasil. São quase 200 culturas, com
língua, religião e organização social distintas entre si. Trata-se de um dos maiores
acervos culturais do mundo, que tem atraído ao País centenas de estudiosos e
especialistas, principalmente lingüistas e antropólogos. Este acervo, entretanto, vive
sob constantes ameaças, que têm como causa básica os conflitos fundiários e o
avanço dos não-índios sobre as terras indígenas. A Constituição Federal estabelece
como direito inalienável aos povos indígenas a posse sobre a terra que ocupam,
mas, dada a vastidão do território brasileiro e a escassez de recursos, a agência
governamental encarregada de defender e garantir os interesses e os direitos
indígenas, a Funai (Fundação Nacional do Índio), tem dificuldades de fazer cumprir
a legislação, garantir um adequado atendimento de saúde e educação e
implementar os projetos de atividades produtivas


A cultura material dos povos indígenas expressa aos outros setores da sociedade a
sua visão de universo e, quase sempre, cumpre uma função utilitária no cotidiano
da comunidade tribal. Mas esta visão vem sendo influenciada pelas mais variadas
formas de pressão a que estão submetidos os povos indígenas brasileiros, cujas
terras são ambicionadas pelos regionais, em virtude das riquezas da flora, fauna e
do subsolo.

A carência de recursos, aliada à influência das populações não-indígenas tem
repercutido na produção cultural dos povos indígenas brasileiros. Excluem-se dessa
tendência os indígenas que ainda vivem isolados, sem qualquer contato com o
chamado mundo civilizado, que a Funai estima em cerca de 60 comunidades na
Amazônia.

A influência dos regionais sobre os povos indígenas pode ser constatada nas peças
artesanais. Nos últimos anos, os técnicos da Funai verificaram uma queda na
qualidade dos artesanatos indígenas. Este processo coincide com o avanço dos
não-índios sobre seus territórios, que tem provocado modificações ambientais e
privado os índios da matéria-prima necessária à produção da sua arte. Além disso,
os baixos investimentos nas áreas de educação, saúde e atividades produtivas,
deixou as sociedades indígenas mais suscetíveis às influências dos regionais e
dependentes dos benefícios do Estado.

A necessidade de sobreviver em condições adversas levou os Pataxó Hã-Hã-Hãe,
localizados no sul da Bahia, a produzirem intensamente seus artesanatos, sem a
tradicional qualidade. Cercados por fazendeiros e ainda hoje lutando pelo direito à
posse imemorial da terra por eles ocupada, seu espaço físico foi bastante
desmatado e sua flora local reduzida. O artesanato Pataxó está longe de
representar toda a sua cultura material. Hoje, eles produzem peças visando a
arrecadar recursos que lhes permitam consumir bens e produtos produzidos pelosnão índios. Anteriormente, o artesanato Pataxó era rico em penas de aves típicas
da região e que revelavam aspectos da sua cultura mítica. As penas usadas hoje
são de aves comuns, tingidas com cores fortes, que estão longe de retratar a
verdadeira cultura Pataxó. Eles optaram ainda pela produção de pentes e outros
apetrechos em madeira, que têm boa aceitação comercial.

Os índios Fulniô, no Estado de Pernambuco, também enfrentam situação
semelhante. Exímios na arte do trançado, os Fulniô encontram muita dificuldade em
obter matéria-prima para a produção de cestos, tapetes e outras peças. Assim, os
Fulniô também fazem trabalho em madeira (gamelas, pentes, entre outros objetos)
com objetivo puramente comercial. A pressão dos civilizados, entretanto, não
alterou o comportamento religioso nem influiu na organização social do grupo. Os
Fulniô têm a preocupação de preservar a própria língua, realizar seus rituais e
ensinar aos mais jovens as tradições do grupo.

Os Guarani-Kaiowá, naturais do Mato Grosso do Sul, são outro exemplo de povo
extremamente afetado pelo contato com a sociedade nacional. A cada ano é mais
elevado o número de suicídios nesse grupo. Nos últimos anos, a Funai tem
investido muito para recuperar os territórios tradicionalmente ocupados pelos
Guarani-Kaiowá e dominados irregularmente por produtores de soja e
agropecuaristas, a fim de garantir a sobrevivência física e cultural deste grupo que,
no passado, se espalhava da região Centro-Oeste até o Sul do País.
A perda gradual do espaço geográfico da aldeia (tekoha) comprometeu a
organização social dos Guarani-Kaiowá, fortemente ligada aos seus conceitos
míticos. O espaço da aldeia tem uma relação com o sagrado e a sua perda implica
em falta de referencial para as demais atividades do grupo. Não só a perda do
Tekoha alterou os aspectos culturais desses índios. O processo de anulação dos
valores culturais dos Guarani-Kaiowá se deveu, em grande parte, à presença de
várias seitas protestantes, que penetram no grupo com o objetivo de dar-lhes
assistência. Esta influência das missões religiosas, impondo conceitos estranhos a
eles, como o do pecado, gerou conflitos.

Sem o referencial místico, intrínsico à terra que deveriam ocupar, e contaminados
por outros entendimentos de religiosidade, muitos índios viram e ainda vêem no
suicídio uma alternativa para acabar com o próprio conflito interno. Quando não
tomam esta atitude extrema, entregam-se ao consumo de bebidas alcóolicas, que,
igualmente, leva a sua degradação. Alguns, entretanto, buscam a alternativa de se
empregarem nas fazendas instaladas em suas terras tradicionais. Esta decisão, por
si só, já representa um total distanciamento do padrão cultural de um GuaraniKaiowá. Os índios são sub-empregados. Entretanto, é a forma que vários GuaraniKaiowá encontram para, pelo menos, se manterem vivos na esperança de poderem,
um dia, retomar o tekoha.
As populações indígenas do Sul do País, como os Guarani, Kaingang e Xokleng
não têm uma produção relevante de cultura material, que se manifeste através deum artesanato próprio, seja ele cerâmica, arte plumária ou outros objetos. Isto pode
ser comprovado pelo fato de o Departamento de Artesanato Indígena (Artíndia) da
Funai não receber peças produzidas por esses povos, que vivem espalhados pelos
estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Embora
preservem a língua e seus hábitos, estes grupos enfrentam sérios conflitos pela
posse na terra, devido à alta densidade demográfica registrada naquela região. Esta
luta pelo espaço físico e o longo contato com a população branca levaram os índios
a praticamente abandonar a sua produção artística. Grande parte desses grupos
incorporou elementos predominantes no comportamento da sociedade nacional e
se dedica à atividade agropecuária.

Programa de ação cultural

A Fundação Nacional do Índio acredita que a cultura indígena somente sobreviverá,
em toda a sua riqueza, com um trabalho integrado, envolvendo as áreas de saúde,
educação, meio ambiente e atividades produtivas. Somente esclarecidos os índios
poderão entender os efeitos negativos da degradação ambiental sobre as suas
manifestações culturais, sobre a saúde do grupo e sobre a sua organização social.
O mesmo entendimento vale para as áreas de saúde e atividades produtivas. O
índio enfermo é incapaz de produzir e se lhe faltar meios materiais para suprir as
necessidades básicas ele, igualmente, não terá capacidade de preservar suas
tradições.

Os técnicos da Funai estão empenhados em elaborar um programa, a ser
implementado a partir de 1995, que se subdivide em dois grandes projetos:
 1)Memória Indígena e 2) Difusão da cultura indígena à sociedade.

O projeto Memória Indígena tem vários objetivos, destacadamente o de registrar os
valores culturais, atentando para a sua proteção e disseminação entre os vários
setores da sociedade. Para isso, a Funai pretende desenvolver ações junto às
sociedades indígenas, a fim de garantir-lhes o suporte técnico e científico para que
retomem a produção de peças e objetos que retratam a especialidade do grupo,
obedecidos os critérios e técnicas tradicionais. O projeto Memória prevê ainda a
formação de acervos das várias culturas materiais dos grupos tribais brasileiros.
Este trabalho de preservação e recuperação dos valores culturais indígenas, que a
Funai pretende intensificar em 1995, vem sendo experimentado em várias tribos
que habitam a região Centro-Oeste.

A educação bilingüe das comunidades indígenas influiu na organização social das
tribos. Muitos jovens deixaram suas aldeias e se afastaram das tradições culturais
para buscar conhecimento formal nos centros urbanos. Esta migração foi forçada,
em parte, pelo fato de os povos constatarem a necessidade de formar pessoal
capaz de entender a linguagem e os códigos dos brancos, e, assim, saberem lutar
pela defesa dos seus interesses. Hoje, os índios mais velhos, anteriormente figuras
sagradas dentro da organização social dos grupos, reclamam da rebeldia dosjovens, que nem sempre aceitam as suas orientações.


segunda-feira, 30 de julho de 2012

A Trajetória Histórica da Didática

Amélia Domingues de Castro(1)

A reabertura de estudos e discussões sobre Didática, como disciplina e campo de estudos, 
parece refletir mais um momento de crise em sua trajetória histórica. Será, pois, conveniente, 
revisitar esse percurso para que se pondere em que medida os processos de gênese e a 
evolução dessa disciplina poderão trazer esclarecimentos sobre seu objeto de estudos e a 
delimitação de seu campo. Pode-se, também, perguntar como o papel e o significado 
atribuídos ã Didática no passado afetam seus problemas atuais, especialmente os que dizem 
respeito à autonomia do seu campo e ao relacionamento deste com áreas afins. 
Houve Um Tempo de Didática Difusa 
Como adjetivo - didático, didática - o termo é conhecido desde a Grécia antiga, com 
significação muito semelhante à atual, ou seja, indicando que o objeto ou a ação qualificada 
dizia respeito a ensino: poesia didática, por exemplo. No lar e na escola, procedimentos assim 
qualificados -didáticos - tiveram lugar e são relatados na história da Educação. Como objeto 
de reflexão de filósofos e pensadores, participam da história das idéias 
pedagógicas. 
A situação didática, pois, foi vivida e pensada antes de ser objeto de sistematização e de constituir 
referencial do discurso ordenado de uma das disciplinas do campo pedagógico, a Didática. Na longa fase que se poderia chamar de didática difusa, ensinava-se intuitivamente e/ou seguindo-se a prática vigente. De 
alguns professores conhecemos os procedimentos, podendo-se dizer que havia uma didática implícita em 
Sócrates quando perguntava aos discípulos: "pode-se ensinar a virtude?" ou na lectio e na
disputatio medievais. Mas o traçado de uma linha imaginária em torno de eventos que
caracterizam o ensino é fato do início dos tempos modernos, e revela uma tentativa de
distinguir um campo de estudos autonómo.


1 Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH, da Universidade de São Paulo - USP; 
Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas - Unicamp. 



Século XVII: surgimento da Didática 

A inauguração de um campo de estudos com esse nome tem uma característica que vai ser
reencontrada na vida histórica da Didática: surge de uma crise e constitui um marco
revolucionário e doutrinário no campo da Educação. Da nova disciplina espera-se reformas
da Humanidade, já que deveria orientar educadores e destes, por sua vez, dependeria a
formação das novas gerações. Justifica-se, assim, as muitas esperanças nela depositadas,
acompanhadas, infelizmente, de outras tantas frustrações.
Constata-se que a delimitação da Didática constituiu a primeira tentativa que se conhece de
agrupar os conhecimentos pedagógicos, atribuindo-lhes uma situação superior à da mera
prática costumeira, do uso ou do mito. A Didática surge graças á ação de dois educadores,
RATÍQUIO e COMÊNIO, ambos provenientes da Europa Central, qua atuaram em países nos
quais se havia instalado a Reforma Protestante (2).

COMÊNIO escreveu, entre outras obras, a Didática Magna(3) , instituindo a nova disciplina
como "arte de ensinar tudo a todos". Dessa ambição participa também RATÍQUIO, e ambos,
pautados por ideais ético-religiosos, acreditam ter encontrado um método para cumprir
aqueles desígnios de modo rápido e agradável. Na verdade a instrução popular é crucial para
a reforma religiosa, e a busca de procedimentos que propiciassem rendimento ao ensino
torna-se importante. Obedecem á utopia da época: a idéia baconiana da atenção á natureza -
esta é o modelo que os didatas supõem imitar quando aconselham seguir sempre do fácil ao
difícil, ir das coisas às idéias e do particular ao geral, tudo sem pressa. Numa época em que o
latim dominava, propunham iniciar o ensino pela língua materna e por meio de livros
ilustrados, como exemplificou COMÊNIO. Tem-se notícias de experiências educacionais
realizadas conforme os princípios expostos, embora nem todas tivessem tido sucesso. Não
existem fronteiras, na obra do século XVII, entre Educação e Ensino, pois o objeto da Didática
abrange o ensino de conhecimentos, atitudes e sentimentos.

Essa etapa da gênese da Didática a faz servir, com ardor, á causa da Reforma Protestante, e
esse fato marca seu caráter revolucionário, de luta contra o tipo de ensino da Igreja Católica
Medieval. Doutrinariamente, seu vínculo é com o preparo para a vida eterna e, em nome dela,
com a natureza como "nosso estado primitivo e fundamental ao qual devemos regressar como
princípio(4).

Observa-se, entretanto, que, na Europa Ocidental Católica, outros pensadores também já
haviam discutido, como humanistas, a reforma de procedimentos educacionais, 16 contestando o medievalismo. É o caso de MONTAIGNE (1533-1592) em seus ensaios, e de
RAMUS (1515-1572) na prática escolar. Mas é aos reformadores do século XVII que, como
disse H. NOHL(5) , deve-se a "autoconsciência" do proceder educativo, retirando as cogitações
didático-pedagógicas da Filosofia, da Teologia ou da Literatura, onde, até essa época,
encontravam abrigo.

2 RATiQUIO, ou RATKE, nasceu no Holstein (1571-1635); COMÊNIO, ou KAMENSKI, nasceu na Morávia (1582-1670). 
3 A História consigna pelo menos uma obra anterior assim denominada, A Didactica de Elias BODIN, publicada em 
 Hamburgo no ano de 1621 (apud Ferreira GOMES, Introdução ã Didática Magna de COMÊNIO, tradução portuguesa 
 da Fundação Gulbenkian, Coimbra, 1966). 
4 COMENTO, Didática Magna, tradução portuguesa da Fundação Gulbenkian, Coimbra, 1966, p.101.




Conheçam Seus Alunos - diz Rousseau 


As instituições dos didatas parecem ter-se estiolado no decurso do tempo e a História da
Educação consigna apenas iniciativas esparsas até o final do século XVIII. ROUSSEAU é o
autor da segunda grande revolução didática. Não é um sistematizador da Educação, mas sua
obra dá origem, de modo marcante, a um novo conceito de infância. O Século das Luzes, que
tanto valoriza a razão, tem nos excessos românticos de ROUSSEAU o seu contraponto. Sob
certos aspectos ele aparece como um continuador das idéias dos didatas, mas dá um passo
além de suas doutrinas quando põe em relevo a natureza da criança e transforma o método
num procedimento natural, exercido sem pressa e sem livros.

A prática das idéias de ROUSSEAU foi empreendida, entre outros, por PESTALOZZI, que em
seus escritos e atuação dá dimensões sociais ã problemática educacional. O aspecto
metodológico da Didática encontra-se, sobretudo, em princípios, e não em regras,
transportando-se o foco de atenção às condições para o desenvolvimento harmônico do aluno.

A valorização da infância(6) está carregada de conseqüências para a pesquisa e a ação
pedagógicas, mas estas vão ainda aguardar mais de um século para concretizar-se. Enquanto
COMÊNIO, ao seguir as "pegadas da natureza", pensava em "domar as paixões das crianças",
ROUSSEAU parte da idéia da bondade natural do homem, corrompido pela sociedade. É em
sua obra O Contrato Social que discute a reforma da sociedade, tão necessária quanto a
reforma da Educação: por essa vertente de seu pensamento é que participa da renovação
ideológica que precedeu à Revolução Francesa.

Inflexão Metodológica Herbartiana, no Século XIX 

Na primeira metade do século XIX, João Frederico HERBART (1776-1841) deseja ser o criador
de uma Pedagogia Científica, fortemente influenciada por seus conhecimentos de Filosofia e
da Psicologia da época. Situa-se no plano didático ao defender a idéia da "Educação pela
Instrução", bem como pela relevância do aspecto metodológico em sua obra. 0 método dos
passos formais" celebrizou o autor, que o considerava próprio a toda e qualquer
situação de ensino. Partindo da concepção de "massas aperceptivas" constituídas
por conhecimentos anteriores, graças aos quais se aglutinam os novos, seguia
ordem e seqüência invariáveis(7) Teve sucesso na Europa, onde suas idéias foram

5 Hermann NOHL, Teoria de la Educación, tradução do alemão, Buenos Aires, Losada, 1952, p. 35. 
6 ARIÈS revela, em suas obras, o pouco apreço atribuído à infância, em épocas anteriores ao século XIX (Philippe ARIÈS, 
História Social da Criança e de Família, Rio, Zahar, 1978). 
7 Os "passos formais" receberam de seu autor a seguinte formulação: clareza, associação, sistema e método. Os 
 discípulos de HERBART, para dar praticidade a suas idéias, desdobraram essas etapas em: preparação, apresentação, 
 associação, sistematização e aplicação. 




17

 defendidas e adaptadas por discípulos (ZILLER, REIN); e nos Estados Unidos, onde E
reconhecida sua influência sobre THORNDIKE, também associacionista.

HERBART tem o mérito de tornar a Pedagogia o "ponto central de um círculo de
investigação próprio". No entanto, a Psicologia ainda não havia deixado o caminho d
empirismo sensualista de origem filosófica e não ainda experimental. Seu propósito te
futuro mas os meios para realizá-lo eram ainda inadequados.

Seria HERBART um prolongamento da vertente metodológica dos didatas do século XVII?
Constituiria um intervalo formalista no impulso que leva de ROUSSEAU à Escola Nova?
Observe-se que os fundamentos de suas propostas, e estas mesmas, vieram a merecer
críticas dos precursores da Escola Nova cujas idéias começam a propagar-se ao final do
século XIX.

Um Intervalo na Trajetória Histórica: comentário sobre o duplo aspecto da Didática 

Da original proposta didática do século XVII, duas linhas se destacam e estarão daí er
diante em conflito. De um lado fica a linha metodológica, que, fundamentada no que se
conhecia sobre a natureza no século XVII ou sobre a Psicologia no começo do sécu XIX,
acentua o aspecto externo e objetivo do processo de ensinar, embora o faça em nome do
sujeito (criança, aluno, aprendiz) que se pretende ensinar de modo eficiente. A linha
oposta parte do sujeito, de seus anseios e necessidades, acentuando o perene interno do
educando.

Ora, esse aspecto metodológico da Didática que coloca sua atenção e força na tarefa do
professor, e que acentua a ordem e a gradualidade do processo de ensino, foi esmaecido
em ROUSSEAU, em benefício de uma outra ordem, aquela indicada pelo desenvolvimento
da criança e dominada, sobretudo, por suas necessidades e inferes: Dá-se precedência ao
aspecto subjetivo do processo, aspecto próprio ao aluno que e; aprendendo, sendo
interdependentes e relacionados, esses dois pólos do processo didático merecem, na
história da Educação, localização diferente, destacando-se ora uma ora outra. Há mesmo
uma espécie de luta ou competição entre eles, no decurso do tempo.

A Didática do século XIX oscila entre esses dois modos de interpretar a relação didátic
ênfase no sujeito - que seria induzido, talvez "seduzido" a aprender pelo caminho c
curiosidade e motivação - ou ênfase no método, como caminho que conduz do não-sab
ao saber, caminho formal descoberto pela razão humana.

No fundo revela-se a dialética das relações entre o homem e o meio. Pergunta-se o qi é
mais poderoso em Educação: o esforço auto-educativo do sujeito ou a pressão extern do
meio social e cultural? Vemos que até esse século a questão não é resolvida e prol a
dicotomização da Didática, separando um caminho "de fora para dentro" que exclu 0
outro, "de dentro para fora" e vice-versa.

Quanto à relação entre Didática e Sociedade ocorre o seguinte: no século XVII, a
constituição dos estados nacionais e a modernidade valorizam o ensino e desejam
aumentar seu rendimento. O método é interpretado como uma defesa dos interesses da
criança, que é peça importante de uma nova sociedade, a sociedade reformada d
principados germânicos. Já o final do século XVIII é a época revolucionária, em que o
feudalismo e a monarquia absoluta receberam seu golpe mortal. A pedagogia de
ROUSSEAU deveria ter uma grande repercussão, pois estaria plenamente de acordo
18 com a Declaração dos Direitos do Homem, de 1789. Tem, no entanto, ambigüidade: o
exemplo educacional que propõe em seu romance, Emílio, é o de uma criança de família
burguesa abastada, ocupando só para si um preceptor. Talvez por isso suas idéias não
tenham sido praticadas senão em pequena escala e por uma personalidade excepcional:
PESTALOZZI. São esquecidas diante do prestígio da corrente herbartiana. É o novo
formalismo da burguesia que, segundo CHARLOT, volta facilmente á pedagogia dos
jesuítas e encontra seu paradigma em HERBART.

No entanto, estamos já no caminho do que se convencionou chamar o Estado
representativo, seja na forma de monarquia constitucional (Inglaterra e França
pós-revolução) ou na de república, na Europa e América dos séculos XIX e XX. O
pressuposto é a igualdade entre os homens e a Educação política do povo, só conseguida
se houver uma Educação liberal. Quanto aos Estados socialistas que se vão desenvolver a
partir do primeiro quarto do século XX, a sua própria necessidade de reorganização
política impunha um esforço de Educação, mas desconfiava dos rumos escolanovistas,
que se anunciam.

A Escola Nova 

Não é coincidência que a era do liberalismo e do capitalismo, da industrialização e
urbanização tenha exigido novos rumos á Educação. Na burguesia dominante e
enriquecida, a Escola Nova vai encontrar ressonância, com seus ideais de liberdade e
atividade.

É preciso considerar, no entanto, que já se iniciam as novas doutrinas socialistas que ao
final do século vão ser progressivamente dominadas pelo marxismo.
Na prática, o século assiste ao despontar dos poderes públicos com relação á escola
popular, aos debates entre a escola laica e a confessional e ás lutas entre orientações
católicas e protestantes, em países atingidos pela Reforma.

O grande desenvolvimento científico e técnico convive bem com as orientações
pragmatistas que se desenvolvem na América, gerando novas idéias educacionais.
A lenta descoberta da natureza da criança que a Psicologia do final do século XIX começa
a desvendar sustenta uma atenção maior, nos aspectos interno e subjetivo do processo
didático. Numa relação que só pode ser plenamente compreendida como de reciprocidade,
uma nova onda de pensamento e ação faz o pêndulo oscilar para o lado do sujeito da
Educação.

O movimento doutrinário, ideológico, caracteriza-se por sua denominação mais comum:
Escola Nova, também Renovada, Ativa ou Progressista, conforme as vertentes de sua
atuação. Contrapõe-se, pois, a concepções consideradas antigas, tradicionais, voltadas
para o passado. Apresenta-se com tonalidade crítica, contestadora, revolucionária e seus
escritos têm, muitas vezes, um tom panfletário, proselitista, talvez utópico. É caso de
distinguir-se o significado de novo e de recente pois o movimento declara, como
precursores, todos aqueles que mesmo em outras eras atendem às condições da infância
e poderiam entrar na fórmula consagrada de atender às crianças conforme seus
Interesses, por meio de suas atividades e de um ambiente de liberdade. Nova seria,
sobretudo, a amplidão do movimento e sua roupagem moderna.

O movimento de idéias, que surge simultaneamente na Europa e na América, apresenta
realizações. As primeiras idéias propõem a segregação dos alunos em internatos situados
19 no campo, fórmula essa, certamente, só acessível à burguesia do século XX que
enriquece no bojo da industrialização e de demais facetas do capitalismo florescente. Mas
a doutrina e as realizações são suficientemente variadas para acolher tendências com
vínculo social (KERSCHENSTEINER(8), nas escolas de Hamburgo; Freinet, na França) ou
individual (Plano Dalton de H. PARKHURST), com valorização das realizações práticas
(projetos) ou intelectuais (problemas) etc. A vertente americana é dominada por John
DEWEY, que criou uma escola-laboratório na Universidade de Chicago, defendendo a
metodologia da Escola Ativa, no âmbito de uma Escola Progressiva, comprometida com a
expansão do ideal democrático americano. A fundamentação psicológica e filosófica
encontra-se no pragmatismo de William JAMES, explicando-se assim a tendência de
valorizar o conhecimento na medida em que este orienta a ação.

Na Europa como nos Estados Unidos, pode-se arrolar tendências diferentes: a
psicopedagogia com CLAPARÈDE, FERRIÈRE, BOVET; a medicina pedagógica com
MONTESSORI e DECROLY ou a sociopedagogia de FREINET, DEWEY,
KERSCHENSTEINER e COUSINET. A base psicológica é predominantemente
funcionalista, mas afastando-se tanto do pragmatismo americano quanto das influências
do associacionismo(9); no entanto, os fundamentos sociológicos divergem, indo da linha
socialdemocrata â socialista.

Um dos representantes do movimento, Adolphe FERRIÈRE, afirma que o termo Escola
Ativa era desconhecido até 1918 e só se divulgou amplamente a partir do final da
Primeira Guerra Mundial. Na verdade a expansão da Escola Nova ou Ativa data dessa
ocasião. Preocupam-se os pedagogos, já nessa fase, em evitar um novo formalismo,
considerando que se tratava de uma experiência aberta, em termos de programas e
métodos, mas centrada em torno do ideal de uma "atividade espontânea, pessoal e
produtiva". FERRIÈRE reclama a necessidade de que se ponha à prova os princípios
teóricos de seus organizadores.

Mas, haveria uma teoria única, de Educação ou de ensino? Parece-me que, sobretudo,
formou-se um amálgama doutrinário que tinha raízes no naturalismo em seu aspecto
filosófico do respeito à criança, nas novíssimas pesquisas psicológicas que destacam a
atividade interessada e espontânea como fonte de conhecimento, e nos movimentos
sociais cujo denominador comum -entre socialismos e democracias - é a exigência da
participação de toda a população nas decisões políticas, uma igualdade teórica.

No Final do Século, a Didática Oscila Entre Diferentes Paradigmas 
“Um paradigma (ou um conjunto de paradigmas) é 
aquilo que os membros de uma comunidade partilham 
e, inversamente, uma comunidade científica consiste em 
homens que partilham um paradigma.” 
(Kuhn, A Estrutura das 
Revoluções Científicas) 

8 KERSCHENSTEINER (1854-1932) realizou uma das poucas experiéncias de reformada Educação pública, sob inspiração  
 da Escola Nova, em sua versão uma "escola do trabalho", com ênfase na coletividade. 
9 O associacionismo ("associação de idéias") vincula-se ao automatismo de um ensino baseado em repetição e exercício. 
 Funcionalismo e pragmatismo, por sua vez, acentuam a função do conhecimento, a "aprendizagem com um fim em 
 vista ".Tornam-se, na prática, mais ou menos utilitaristas, conforme os objetivos valorizados. 


 Trocando-se a palavra "científica" por "educacional" obtém-se uma afirmativa que merece
ser considerada. Qual o paradigma compartilhado, quanto á Didática? Como é que a
comunidade educacional interpreta esse paradigma?

Considero que a dificuldade de responder a essas questões encontra-se no fato de que
não há um paradigma, mas talvez paradigmas em conflito. E atrevo-me a dizer que boa
parte dessa situação se deve a uma espécie de contaminação entre a Didática disciplina -
e o conteúdo dos cursos. Explicando melhor, o continente didático acolhe diferentes
conteúdos, em termos de tendências doutrinárias ou teóricas. Ou seja, algumas obras ou
cursos privilegiam determinadas inflexões-sociológicas, psicológicas, filosóficas -, mas
nem sempre as mesmas. Interpretam o Ensino de muitos modos. Há diferenças entre
posições teóricas e diretrizes metodológicas ou tecnológicas. E condena-se o continente
por seu conteúdo.

Na verdade há uma ação de "retorno" do segundo sobre o primeiro e pode-se acusar
certas restrições à Didática (quando se torna somente uma série de técnicas docentes
...)ou certas expansões da área (quando se expande até tornar-se uma sociopolítica do
ensino). Há outros exemplos, facilitados pela complexidade do fenômeno didático, por
seus múltiplos aspectos, pelo comprometimento da sala de aula com a escola, com a
comunidade, com a sociedade, com a cultura que interpreta a realidade da vida.

Tomar consciência que a Didática hoje oscila entre diferentes paradigmas pode ser algo
muito auspicioso para a comunidade pedagógica. Na verdade ela nunca foi monolítica: é o
que prova a própria necessidade de adjetivação adotada tantas vezes: Didática renovada,
ativa, nova, tradicional, experimental, psicológica, sociológica, filosófica, moderna, geral,
especial etc. Hoje, menos do que nunca. Mas o exame crítico de seus contornos, e
sobretudo do núcleo de sua contribuição à Educação, tem a obrigação de evitar que se
peça a essa disciplina que dê mais do que lhe compete produzir, ou bem menos do que
dela se espera: inchar ou encolher não são sintomas de boa saúde. Também não será um
bom remédio aquele que mate o paciente: colocando-se a disciplina como derivação ou
parte de outra de caráter tecnológico ou sociológico. Pois é certo que a Didática têm uma
determinada contribuição ao campo educacional, que nenhuma outra disciplina poderá
cumprir. E nem a teoria social ou a econômica, nem a cibernética ou a tecnologia do
ensino, nem a psicologia aplicada à Educação atingem o seu núcleo central: o Ensino.
Esse núcleo, que tantas vezes ficou obscurecido pelo conceito de Método, algo que
deveria ser entregue, "presenteado" ao professor, e outras pela relevância do
sujeito-aluno, unilateralmente e individualmente, sem que se pudesse discernir a
dialética professor - aluno ( no singular, como no plural) que deve nortear as pesquisas
sobre o processo.

É como decorrência desse conceito nuclear que se situam as inquietações da Didática
atual. É esse conceito que é objeto de controvérsias teóricas, que às vezes levam a
disputa ao campo interdisciplinar do "currículo", como que exigindo da Didática que
proceda ã sua invasão, já que o conteúdo do ensino - o "o quê" se ensina - tanto pode ser
problema didático quanto curricular. Outras vezes leva a outro campo inter-relacionado,
o da Psicologia do Desenvolvimento ou Aprendizagem, já que o êxito do processo de
Ensino, aquilo mesmo que justifica tentá-lo, é a Aprendizagem. E, conforme a Teoria,
surge todo o problema do desenvolvimento intelectual, afetivo, moral, social, igualmente
interdisciplinar. Mais um problema de limites, e crucial, está nas outras questões: por
que ensinar? e para quê? E chegamos aos limites da Filosofia da Educação, da
Sociologia, da Política, pelo menos. Já se disse que, tomando de empréstimo idéias

 exteriores à Pedagogia, esta se encontrava sempre em atraso em relação aos sistemas
filosóficos interpretativos do mundo. Aplica-se essa crítica á Didática?

Dei esses exemplos para mostrar que o inter-relacionamento da Didática com outras áreas do
conhecimento é intenso e constante, o que de modo algum prejudica sua autonomia, mas, ao
contrário, vem enriquecê-la. Há alguns anos, visualizei a situação didática como um tronco de
cone no qual uma secção menor (a) refletindo o plano da relação humana, vivido na situação
didática típica; uma secção intermediária (b) destacando o aspecto técnico do ensino; e a mais
ampla (c), que chamei de região cultural, na qual se decidem objetivos e conteúdos. Mas a
situação repousa sobre bases que abrangem todos os aspectos da sociedade. Ora, a Didática
como disciplina continente deverá abranger conteúdos capazes de resolver os problemas dos
três planos em sua dimensão diacrônica ou evolutiva (níveis, etapas) e sincrônica ou
horizontal (diversidade de conteúdos), considerando, ainda, como o fez o Prof. Luiz Alves de
MATTOS, o ciclo docente (previsão, execução, avaliação).

Qual a Situação Atual da Didática? 

Chegou o momento de procurar responder às questões iniciais, que giram em torno do objeto
de estudos e da delimitação do campo da Didática, de sua autonomia e relacionamento com
outras áreas de conhecimento e reflexão.

Verificou-se que o título Didática iniciou-se há cerca de três séculos, com os "didatas", o que
não significa que sejam estes os autores da palavra, já corrente como qualificativo. Passa a
reunir sob essa rubrica os conhecimentos que cada época valoriza sobre o processo de
ensinar. No decurso do tempo outros termos tentam tomar a si os conteúdos didáticos
(Pedagogia, Metodologia etc.), mas a Didática persiste em manter seu conteúdo.

Há um significado ambíguo que ora acentua o Ensino como modelagem/armazenagem, ora o
entende como desenvolvimento/desabrochamento. Não seria tão importante delimitar o
campo e distinguir o objeto da Didática, não fora a estranha questão que encontrei.
Novos modos de interpretar o fenômeno Ensino, orientações práticas derivadas de teorias
diferentes, desencadeiam, parece-me, a necessidade de encontrar um novo nome para um
procedimento e uma reflexão que se alteraram: se chamam o ensino de "direção da
aprendizagem", exigem nova denominação para a disciplina que dele se ocupa. Os adjetivos
que são acrescentados à Didática parecem periodicamente cumprir esse papel de alterá-la ao
sabor do seu conteúdo.

Acontece, no caso, uma confusão entre uma disciplina e o que se conhece a respeito de seu
campo. Ora, uma disciplina, campo de estudos, ciência ou arte, não pode ser confundida com
os conhecimentos que constituem o seu conteúdo próprio. Se este é impreciso e mutável, é
porque ainda não se "pôs a casa em ordem". Inventariar, ordenar, organizar o que se conhece
sobre Didática, á base da abundante experimentação desta segunda metade do século, seria
um dos meios de trabalhar esse setor. Refletir e interpretar esses conhecimentos seria o
fundamental.

Condenar a Didática porque seu conteúdo não é satisfatório não resolve nossos problemas
práticos, seria como condenar a Medicina porque ainda não resolveu o problema do resfriado
comum. Se é indefinido o conteúdo, parece mais lógico que se procure o núcleo fundamental
da Didática do que suas fronteiras, nesta era em que a interdisciplinaridade não só é aceita,
mas procurada.

 Conseguindo-se apontar o núcleo dos estudos didáticos, ou seja, o Ensino, como intenção
de produzir aprendizagem e sem delimitação da natureza do resultado possível
(conhecimento físico, social, artístico, atitudes morais ou intelectuais, por exemplo), e de
desenvolver a capacidade de aprender e compreender, é fácil entender que suas fronteiras
devem sei fluidas. E que essa fluidez é qualidade e não defeito, pois permite sua
aproximação com conhecimentos psicológicos, sociológicos, políticos, antropológicos,
filosóficos ou outros.

Mas, afinal, será mesmo a Didática apenas uma orientação para a prática, uma espécie
de receituário do bom ensino? Esse é um dos mais discutidos problemas da disciplina. Se
assim fosse não valeria a atenção de tantos, embora possa até chegar lá, como qualquer
disciplina que comporta aplicações práticas. Mas a teorização em Didática é quase uma
fatalidade: em todas as discussões há, explícita ou implicitamente, uma tomada de
posição teórica. Disse um eminente pensador, há muitos anos, que o pedagogo quase
nunca foi o filósofo de sua pedagogia ... Assim é a Didática, que, como vimos, se
aproxima de outras teorias, em sua necessidade de explicar as relações entre os eventos
que estuda, pois a função da teoria é a explicação.

Há alguns anos muitas esperanças foram depositadas nas teorias de Ensino ou da
Instrução, que apareceram. Seriam, talvez, prematuras, de onde não se terem firmado.
Ou não teriam, na ocasião, suporte empírico?Faltaria a elas, talvez, a organização dos
termos teóricos e das relações predominantes para atingir as explicações aceitas pela
comunidade educacional"?

Não suponho que uma única teoria possa, de momento, dominar o campo da Didática. As
teorias promissoras são interdisciplinares, o que não tem nada de estranho nem
pejorativo, já que o ensino (já se disse como e por que) é basicamente complexo,só
podendo ser compreendido a partir de outros elementos das ciências humanas e sociais.
Assim, teríamos, talvez, de integrar modelos provenientes de diferentes áreas, desde que
não fossem entre si contraditórios. Esta é a questão básica da interdisciplinaridade: a
percepção de relações comuns, explicações coerentes, utilização dos mesmos métodos de
pensamento.

A Didática deve conviver com essa dupla feição, teórica e prática. Como a Medicina. E
uma prática muito especial, pela responsabilidade social que a envolve, já que tem uma
grande impregnação social. Mas são diferentes a elaboração de um rol de prescrições e o
traçado de conjecturas, de proposições com diferentes graus de probabilidade, de
hipóteses conduzidas pela teoria. Pois os caminhos didáticos, ao contrário do que julgam
alguns tecnodidatas, são amplos e diferenciados e não estritos e exclusivos.

Os novos rumos da experimentação didática oferecem uma libertação dos cânones
estritos da pesquisa quantitativa, objetivada e controlada pela estatística. Não é o caso da
substituição pura e simples de um tipo de investigação por outro, já que, conforme o
problema, continua-se recorrendo a diferentes instrumentos. Aliás, a Humanidade,
quando inventa novas técnicas, sempre ganha se não despreza as antigas, mas integra-as
às modernas. Trata-se, pois, de ampliar o campo e absorver as auspiciosas modalidades
da pesquisa qualitativa, hoje à disposição da Didática.

É certo que alguns problemas surgem, específicos para a pesquisa em países por muito
tempo dependentes, política ou economicamente. Aponta-se que tais países acentuam,
a partir dos anos 60, as pesquisas de caráter socioeducativo, que versam sobre as
relações entre a Educação e outros processos sociais, deixando de lado a pesquisa
concernente aos processos individuais de aprendizagem e de ensino, "embora hoje se
 comece a entender", disse LATAPI(10), "que a solução de numerosos problemas
sócio-educacionais depende em grande parte desse tipo de pesquisa". Mas a recíproca
também é verdadeira, acrescento.

Considerações Finais 

O percurso feito, do século XVII até nossos dias, indicou alguns marcos no
desenvolvimento histórico da Didática. Viu-se que seu primeiro objeto, o Método,
correspondendo ao modo de agir sobre o educando, recuou ao fundo do palco quando sua
outra face, o próprio educando ou aprendiz, reclamou seus direitos. Um reviver
metodológico, no século XIX, pôs em relevo as características de ordem e seqüência, no
processo didático, antes que a Escola Nova, retornando ao puerocentrismo, em sua
aspiração científica, recorresse à psicologia da criança.

O panorama do final do século XX não é simples. A Didática está impregnada de todas as
inquietações da época e, entre as muitas frentes de pesquisa e exploração, ora requer
auxílio da psicologia profunda de origem freudiana, ora recorre ás correntes
neomarxistas. A oscilação entre uma tendência psicológica que acentua a relevância da
compreensão da inteligência humana e sua construção e outra que se apóia na visão
sociológica das relações escola-sociedade, parece dominar o conteúdo da disciplina. Esta,
em conseqüência, vai-se familiarizar com teorias de origem epistemológica e social, sem
perder, no entanto, seu compromisso com a prática do ensino. Nos programas de
Didática, essa fermentação ideológica nem sempre consegue um resultado harmônico: os
novos temas ainda não tiveram função aglutinadora e vêem-se programações enviesadas
com exclusividade, de um lado ou de outro. Não se entenda, entretanto, que defendo a
possibilidade de uma "Didática Marxista" ou "Didática Sociológica" ou "Didática
Cognitivista(11) ou qualquer outra adjetivação que indique um ponto de vista exclusivo
sobre seu campo de estudos. Pois ocorre que, por constituir-se a Didática numa
disciplina que pode ser desmembrada em vários planos (exemplifiquei com os planos
humano, técnico e cultural), vê-se que, em cada um deles, contribuições de áreas
diferentes se tornam úteis e mesmo necessárias. Sua dupla dimensão (vertical e
horizontal) e o ciclo didático sempre recomeçado, por outro lado, vinculam-na
diretamente á prática e esta, em sua complexidade, exige recursos e técnicas, cuja
eficiência é objeto de pesquisa e experimentação. Mas não existem duas Didáticas, uma
teórica e outra prática: são duas faces da mesma moeda, e, como elas, interdependentes.

Um esclarecimento final, sobre o conceito foco da Didática: o Ensino. Revela uma
intenção: a de produzir aprendizagem; é palavra-ação, palavra-ordem,
palavra-prospectiva, palavra que revela um resultado desejado. Mas, depois de PIAGET,
não se pode mais entender o ensino como a simples apropriação de um conteúdo: uma
informação, um conhecimento ou uma atitude, por exemplo. O ato assimilador, essência
da aprendizagem legítima, correspondente ao ensino que merece esse nome, terá como
subproduto (sub ou super?) alguma mobilização da inteligência redundando em
progresso cognitivo, em capacidade ampliada para conhecer ( ou aprender). É desse
fenômeno que trata a Didática: do ensino que implica desenvolvimento, melhoria. E mais:
não se limita o bom ensino ao avanço cognitivo intelectual, mas envolverá igualmente
progressos na afetividade, moralidade ou sociabilidade, por condições que são do
desenvolvimento humano integral.

10 Pablo LATAPI, La Recherche Éducative en Amerique Latine, in PERSPECTIVES, Unesco, 1(73), 1990, p. 58 (nota n° 3), v. XX. 


 Quero, ainda, deixar claro que, do meu ponto de vista, a Didática, como
disciplina e campo de estudos, parece acelerar o progresso no sentido de uma
autoconsciência de sua identidade - encontrada em seu núcleo central - e de sua
necessária interdisciplinaridade. Conseguir plenamente a autonomia, sem
prejudicar suas fecundas relações com disciplinas afins, é um projeto que, a meu
ver, depende tanto de um esforço teórico e reflexivo, quanto de um avanço no
campo experimental.
Creio que é tarefa para o século XXI.

fonte; http://www.crmariocovas.sp.gov.br/amb_a.php?t=020